Oficial: Gustavo Sá renova com o Famalicão até 2029 (mas cobiça nacional e estrangeira mantém-se)
Jovem médio-ofensivo é uma autêntica joia da coroa do conjunto minhoto. (Foto Estela Silva/Lusa)

Oficial: Gustavo Sá renova com o Famalicão até 2029 (mas cobiça nacional e estrangeira mantém-se)

NACIONAL29.06.202412:50

Minhotos acrescentam mais dois anos ao contrato com o jovem médio-ofensivo; clubes portugueses e estrangeiros continuam na peugada do jogador e podem fazer chegar propostas concretas para a aquisição do seu passe

Gustavo Sá renovou o seu contrato com o Famalicão e fica agora vinculado aos minhotos até 2029.

O emblema de Vila Nova oficializou, ao início da tarde deste sábado, a prorrogação do vínculo com o jovem médio ofensivo que, recorde-se, era válido até 2027. A extensão é, portanto, de duas temporadas.

Natural da Póvoa de Varzim, Gustavo Sá passou, numa primeira fase, pela formação do FC Porto, mas a maior parte desse percurso foi feito (já) ao serviço do Famalicão, clube pelo qual se estreou enquanto sénior, na época 2022/2023, depois de uma breve passagem pela equipa de sub-23 dos famalicenses.

Nessa temporada, estreando-se na elite minhota com apenas 17 anos (um dos mais jovens de sempre a fazê-lo no Famalicão), o criativo disse logo ao que vinha e contabilizou 21 jogos (uma assistência). Era apenas uma amostra do que se seguiria, já que na época que agora finda deu-se a explosão definitiva: 31 jogos, quatro golos e cinco assistências (em todas as competições).

Já depois de ter participado no Campeonato da Europa de sub-19, realizado no ano passado, em Malta, e no qual se sagrou vice-campeão europeu, tendo sido derrotado pela Itália na final (0-1) - Gustavo Sá foi titular em quatro dos cinco jogos realizados pela equipa das Quinas, tendo marcado dois golos e realizado uma assistência -, o médio-ofensivo chegou, já esta época, à Seleção Nacional de sub-21. Além disso, refira-se, viu o seu nome pontificar na lista dos prémios Golden Boy, que elege o melhor jogador sub-21 a atuar no futebol europeu.

Na hora de assinar o novo contrato com o Famalicão, Gustavo Sá sublinhou a aposta feita pelo clube e que tem sido decisiva para o seu desenvolvimento.

«Agradeço ao clube por me estar a conceder a oportunidade de estar a vivenciar a experiência de jogar ao mais alto nível em tão tenra idade. As renovações que temos firmado nas últimas épocas acabam por ser o reflexo do meu crescimento e só me deixam ainda mais galvanizado para continuar a consolidar o clube no patamar que já todos lhe reconhecem», assinalou, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação do emblema de Vila Nova.

A jovem esperança famalicense acrescentou ainda que vai continuar a dar tudo pelo clube: «A única garantia que poderei deixar é de que tudo farei para ser um jogador consistente, tendo sempre em mente melhorar a cada dia com o único propósito de ajudar a equipa.»

Gustavo Sá realizou um percurso desde os sub-15 dos minhotos até à formação principal e isso poderá ser visto com um exemplo para os mais jovens. «Espero que o meu caso possa ser replicado no futuro. Ver ainda mais jogadores made in FC Famalicão a conseguirem ascender à equipa principal seria algo maravilhoso», assumiu, não sem antes terminar dizendo que afirmar-se como «uma figura do clube e da Liga» e que seria «perfeito conquistar um título pelo Famalicão». E também a Seleção Nacional de sub-21 não foi esquecida: «Desejo vencer o Europeu por Portugal no próximo ano.»

Cobiça nacional e internacional

As qualidades de Gustavo Sá são inegáveis e o Famalicão tem perfeita noção de que em mãos um verdadeiro diamante.

A extensão do vínculo até 2029 é uma prova evidente de que o clube minhoto tem a certeza de que Gustavo Sá tem tudo para ser uma referência (ainda maior) do clube nos próximos anos, mas a verdade é que, já se sabe, no futebol há poucas certezas. Afinal, o mercado é que dita as suas próprias leis...

A BOLA sabe que Gustavo Sá continua a suscitar imensa cobiça em Portugal e no estrangeiro e, dessa forma, não é líquido que o médio-ofensivo continue em Famalicão. Mas a SAD liderada por Miguel Ribeiro tem os interesses do emblema minhoto devidamente salvaguardados: Gustavo Sá tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros!

O percurso já trilhado por Gustavo Sá no contexto do futebol português e ao nível das seleções jovens deixam, naturalmente, os chamados grandes do futebol português em alerta e, nesse sentido, Sporting, Benfica e FC Porto têm o jogador devidamente sinalizado. Mas a concorrência é feroz. De Espanha, Inglaterra e Alemanha também surgem ecos de vários clubes atentos ao médio-ofensivo, sendo que o Galatasaray, da Turquia, também tem o camisola 20 do Famalicão em ponto de mira.

O Famalicão tem, portanto, dois cenários em cima da mesa para o futuro: ou continua a contar com Gustavo Sá nos seus quadros (com toda a rentabilidade desportiva que daí advém), ou, por outro lado, pode ver partir a sua joia da coroa por valores absolutamente históricos. A história segue dentro de momentos...

Notícia atualizada às 13.35 horas