Gustavo Sá, da formação do Famalicão para o mundo
Jovem pérola prorroga vínculo com os minhotos, mas continua na mira de vários emblemas de 'peso'. (Foto: FC Famalicão)

Gustavo Sá, da formação do Famalicão para o mundo

NACIONAL15.04.202400:15

O jovem de 19 anos é seguido por clubes como o Benfica, Sevilha e Atlético de Madrid

João Neves não está sozinho na avaliação lusa para o prémio Golden Boy de 2024. O médio do Benfica ocupa o segundo lugar, mas há mais quatro portugueses na lista das 100 jovens promessas, com menos de 21 anos, do futebol europeu.

Gustavo Sá, jogador do Famalicão, ocupa o 83.º lugar, à frente de Carlos Forbes (Ajax) em 93.º, e atrás de Roger Fernandes (SC Braga) em 70.º, Mateus Fernandes (emprestado pelo Sporting ao Estoril) em 80.º, numa lista elaborada pelo jornal TuttoSport em conjunto com a Football Benchmark.

Natural da Póvoa de Varzim, o médio de 19 anos começou a sua formação no futebol na Academia Elite Sport, em Famalicão, seguido de dois anos no Dragon Force, até chegar aos sub-15 do FC Famalicão, em 2018.

Em 2021/22, ao serviço dos sub-19, faz uma época com notas artísticas e de consistência, ao envergar por 34 vezes a camisola do clube famalicense e a apontar 10 golos. Números que o fizeram ser promovido à equipa principal na temporada seguinte, com Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão na altura, a perceber o potencial do jovem português, que ontem fez uma assistência para o segundo golo de Cádiz no Estádio do Dragão e que tem vindo a ser preponderante desde que Armando Evangelista assumiu o comando técnico.

A evolução de Gustavo Sá no Famalicão teve posteriormente 'mão' de João Pedro Sousa, que soube tirar partido das qualidades do internacional português sub-21, além da missão que Miguel Ribeiro, presidente da SAD, lhe incutiu: promover da melhor forma os jogadores formados na casa.

Depois da temporada de estreia na equipa principal, finalizada com a presença no Campeonato da Europa de sub-19, Gustavo Sá continua a afirmar-se: totaliza 26 jogos na equipa principal, tendo festejado três golos e realizado quatro assistências pelo emblema famalicense.

O médio-ofensivo tem contrato com o Famalicão até junho de 2027, o Transfermarkt avalia a sua transferência em seis milhões de euros - a cláusula de rescisão é de 50 milhões de euros - e o Benfica tem sido um dos interessados na contratação deste jovem, 'produto' das camadas de formação do Famalicão. Curiosamente, Gustavo Sá poderá ser o substituto de João Neves no meio-campo do Benfica, uma vez que o mercado de verão avizinha-se apetecível para os cofres da Luz.

Além dos encarnados, também os espanhóis do Atlético de Madrid e Sevilha têm enviado observadores aos jogos do Famalicão para tirar notas de Gustavo Sá

Gustavo Sá representa a seleção nacional sub-21, mas Roberto Martínez já confessou que segue atentamente o médio do Famalicão«Gostei muito de ver o Gustavo Sá, que tem papel importante. Gosto de ver isso», afirmou o selecionador de Portugal em entrevista ao programa Futebol Total, do Canal 11.