Bernardo Silva e Rúben Neves: não esperem mais
Bernardo Silva, Diogo Costa e Rúben Neves no final do jogo contra a Eslovénia, no Euro-2024 (Foto: Imago)

Bernardo Silva e Rúben Neves: não esperem mais

OPINIÃO16.04.202507:00

'Estádio do Bolhão' é o espaço de opinião semanal do jornalista Pascoal Sousa

Uma vez que o futebol português não consegue reter talento, talvez não seja má ideia os clubes fazerem um esforço financeiro um pouco maior e um apelo ao coração para que jogadores da valia e qualidade de Bernardo Silva ou Rúben Neves voltem às origens para dar algum destaque à nossa Liga. Isso é mais fácil dizer (ou escrever, na circunstância) do que concretizar, mas são dois exemplos de futebolistas que saíram com o claro desejo de regressar. Nunca o esconderam ao longo dos anos em que, legitimamente, engordaram as contas bancárias. Cada cêntimo que ganharam foi por mérito, talento e sacrifício.

A ligação aos clubes que os projetaram faz parte de um certo romance que o futebol perdeu quando se globalizou, ou, dito de outra forma, quando os magnatas passaram a mandar em clubes e Ligas que no plano desportivo e financeiro já eram atraentes. Sim, também estou a falar da Arábia Saudita. Um desfile de craques, muitos deles longe de estarem em final de carreira, que criaram um efeito mediático a uma escala incrível, colocando essa parte do mundo no mapa das televisões. Só mesmo pelo coração Bernardo Silva ou Rúben Neves podem voltar, quando ambos são ainda unidades plenas de vitalidade nos seus clubes e na Seleção Nacional.

Quanto mais adiarem o regresso, menos possibilidades terão de cumprir a promessa de não fazer da nossa Liga um ponto de repouso para terminar as carreiras. Não é isso que se pretende, ainda que Portugal tenha ficado muito grato a Pepe quando decidiu voltar ao FC Porto e terminar o seu ciclo na Seleção Nacional com níveis competitivos que deixaram saudades.

Vídeo sugerido:

Rui Costa está decidido a fazer regressar o médio à Luz e decorrem as negociações com jogador e Manchester City. A leitura do jornalista Nuno Paralvas
0 seconds of 3 minutes, 19 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Conferencia-rui Costa Casa Do Benfica Arouca - Di Maria
01:07
00:00
03:19
03:19