14 abril 2025, 20:21
Mercado: Benfica contrata jovem goleador ao Dortmund
Agente de Diego Castel Branco afirma que o jogador está a caminho das águias e pode reforçar a equipa principal já na próxima época
Extremo luso-alemão de 16 anos vai reforçar as águias na próxima temporada, a custo zero, após uma época em que teve 20 contribuições diretas para golo em 22 jogos nos sub-17 do Dortmund
Diego Castel Branco vai ser reforço do Benfica em 2025/26. Mehmet Eser, agente do jovem de 16 anos do Dortmund, garantiu-o à Sky Sport alemã, esta segunda-feira, apesar das águias ainda não o terem confirmado, mas fica a pergunta... Quem é este extremo luso-alemão?
14 abril 2025, 20:21
Agente de Diego Castel Branco afirma que o jogador está a caminho das águias e pode reforçar a equipa principal já na próxima época
Nascido na Alemanha, no dia 23 de junho de 2008, Diego tem dupla nacionalidade por causa da sua ascendência portuguesa - o que também permitiu aos encarnados contornar as regras de FIFA e assinar com um menor de idade - e até parece ter preferência em jogar por Portugal, daí também uma mudança nesta fase da carreira para o clube português.
Por estar em final de contrato (termina a 30 de junho de 2025), o atacante tem começado a maioria dos jogos desta reta final da temporada no banco de suplentes, mas, mesmo assim, apresenta bons números. É atualmente um dos jogadores com mais golos nos sub-17, somando 18 em 22 jogos, e ainda duas assistências, sendo que na época passada já tinha sido o melhor marcador dos sub-16. Em 2024/25, também já se chegou a estrear pelos sub-19, apesar de ter realizado apenas uma partida, na qual esteve em campo nos últimos 34 minutos, na goleada sofrida no terreno dos sub-17 do Karlsruhe (1-4).
A sua posição preferida é extremo-esquerdo, mas é um atacante muito versátil e pode jogar em todas as posições de ataque, incluindo a médio ofensivo, precisamente a zona de campo onde fez o seu primeiro jogo pelos sub-17, em 2023/24, e também nos sub-19. Apesar da sua altura, 1,8 metros, é um jogador rápido, com drible, tem um nível técnico elevado e é ambidestro. O seu número nos sub-17 do Dortmund é o 27, o mesmo do Bruma, reforço de inverno das águias.
Olhando concretamente para os seus números nos sub-17, a sua posição mais prolífica até é como extremo-direito: tem oito golos em seis jogos, embora quatro deles tenham sido marcados num só jogo – goleada por 8-2 aos sub-17 do Osnabruk. Um mês antes, como ponta de lança, também fez o seu primeiro hat trick nos sub-17, em mais uma goleada (8-1) ao SV Meppen.
A Sky Sports alemã avançou mesmo que Castel Branco vai assinar um contrato de três anos com os encarnados, portanto, até junho de 2028, e o seu agente revelou que o clube português lhe deu a «oportunidade de jogar pela equipa profissional na próxima época», uma oferta que o jovem de 16 anos não podia recusar.
Em declarações à Rádio Renascença, n'A Bola Branca, Nuno Félix, consultor do futebol alemão, deixou a entender que foi uma decisão acertada do Benfica, embora o atleta tenha de ter paciência devido à quantidade de qualidade que existe no Seixal.
«Ele já estava a jogar um nível acima do seu escalão etário. É um jogador de ataque, com muito golo, rápido, com bom ataque ao espaço e que, do ponto de vista técnico, demonstra ser um jogador bastante completo. Portanto, com todas as limitações que nós temos para poder avaliar um jogador nesta fase, creio que é um jogador de potencial para o Benfica», explicou.
«O facto de ele vir de um grande clube só diz bem da qualidade dele, porque era um jogador que já se estava a afirmar no contexto da formação do Dortmund, mas ele vai entrar numa lógica de concorrência e num percurso com muitos outros talentos, que já estão inclusivamente no Seixal, e não creio que parta com uma vantagem pelo facto de vir da Alemanha», atirou.