Famalicão: Tom van de Looi é reforço
Médio-defensivo chega do Brescia e assina por três temporadas com a formação minhota; neerlandês já proferiu as primeiras palavras enquanto jogador dos famalicenses; o aconselhamento com o compatriota Justin de Haas
Tom van de Looi é o primeiro reforço do Famalicão para 2024/2025.
O médio neerlandês, de 24 anos - completa 25 no próximo dia 2 de julho -, chega a Vila Nova depois de quatro temporadas ao serviço do Brescia, clube com o qual terminou contrato. Dessa forma, e sendo um jogador livre, optou pelo projeto que lhe foi apresentado pelo Famalicão, emblema ao qual se vinculou por três épocas.
Tom van de Looi, acrescente-se, formou-se no Groningen, sendo que, já enquanto sénior, representou também o NEC (ambos dos Países Baixos). Depois disso mudou-se para Itália, onde, desde 2020/2021, defendeu as cores do Brescia. Nos quatro anos em que esteve nos italianos, conseguiu números de grande expressão para um médio-defensivo: 135 jogos, sete golos e três assistências. A nível internacional, refira-se, Tom van de Looi representou várias seleções jovens dos Países Baixos, desde os sub-17 aos sub-20. No ano de 2016 participou no Campeonato da Europa de sub-17.
Acompanhe todas as transferências na nossa lista de mercado
Na altura da sua apresentação, Tom van de Looi não escondeu a felicidade por vestir a camisola dos famalicenses. «Tenho grandes expectativas para esta temporada. Sei que o Futebol Clube de Famalicão é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores», analisou, citado pelos meios de comunicação do conjunto minhoto.
Além de acrescentar que o Famalicão tem todas as capacidades para «para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto», o neerlandês assumiu que este é «o momento de dar um novo passo na carreira». E para os adeptos que ainda não o conhecem, o jogador deixou uma breve nota do que podem contar: «Um médio defensivo capaz de atuar na posição 8, que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos.»
Tom van de Looi salientou ainda que viu «vários jogos do Famalicão e de outras equipas da Liga», catalogando a competição nacional como «um campeonato bom do ponto de vista técnico, tático e físico». Na sua primeira aparição enquanto jogador dos minhotos, o neerlandês confessou ainda ter pedido conselhos Justin de Haas, o seu compatriota que representa o Vila Nova. «Transmitiu-me coisas muito boas sobre o clube e disse-me que lhe tinha proporcionado condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades», concluiu.