Creve Machava nos Jogos Olímpicos a convite do COI

Moçambique 02-07-2021 14:58
Por Álvaro da Costa, Maputo

O atleta moçambicano Creve Machava, especialista nos 400 metros barreiras, está qualificado para os Jogos Olímpicos-Tóquio.

 

O velocista não conseguiu alcançar os mínimos (48.88 segundos), mas foi agraciado pela Solidariedade Olímpica com um "Wild Card" (convite) para as olimpíadas,  por ser o atleta mais promissor do atletismo moçambicano, ele que tem estado nos torneios na Alemanha, país onde reside à luz da Bolsa Olímpica. 

 

O velocista será o único representante moçambicano no atletismo, já que o seu compatriota, Kurt Couto, também especialista nos 400 metros barreiras, não conseguiu atingir a marca mínima. Sublinhe-se, que Kurt Couto esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos. Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012 e, é o segundo atleta nacional com mais participações,  só superado por Lurdes Mutola, antiga campeã olímpica e mundial dos 800 metros.

 

Com o apuramento de Creve Machava sobe para oito o número de atletas moçambicanos estarão presentes no maior evento desportivo planetário, depois das qualificações de Deyse Nhaquile, Denise Parruque e Maria Machava, na Vela; Joaquim Lobo, na Canoagem; Rady Gramane e Alcinda Panguana no Boxe, e Kevin Loforte no Judo.

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias