Renato Sanches, médio do Benfica, em pose enérgica durante um jogo
Renato Sanches, médio do Benfica (foto: Imago)
Foto: IMAGO

Renato Sanches: época em risco e permanência no Benfica também

NACIONAL03.04.202518:27

Médio afastado da competição pelo menos até à segunda quinzena de maio; continuar na Luz depende da flexibilidade do PSG para baixar valor da cláusula de rescisão

Renato Sanches, médio do Benfica, 27 anos, sofreu lesão muscular na coxa esquerda e deve parar por 6 a 8 semanas, o que significa que esta temporada, pelo menos em termos nacionais, estará praticamente condenada.

Tendo em conta o tempo de paragem, Renato só estará de volta, na melhor das hipóteses, na segunda quinzena de maio, o que significa que falhará pelo menos 9 jogos — sete de Liga e ainda as duas mãos das meias-finais da Taça de Portugal.

Se os encarnados forem ao Jamor, e com a final agendada para 25 de maio, haverá uma chance para o médio internacional português, mas, ainda assim, será muito improvável que venha a ser opção em partida de tão elevada importância e depois de tanto tempo de paragem, que terá custos, naturalmente, do ponto de vista do nível de forma física.

O Mundial de Clubes, para disputar em junho, a partir da segunda quinzena, poderá, pois, ser mais favorável no que ao timing de recuperação diz respeito, mas haverá sempre a questão técnica que cabe exclusivamente a Bruno Lage: a competição exigirá os melhores e em melhor forma e Renato Sanches não deu, até agora, sinais de estar capaz do seu melhor.

Há também uma questão contratual para equacionar seriamente a partir de agora: o médio está emprestado pelo PSG até ao final da temporada e tem cláusula de opção de compra no valor de 10 milhões de euros.

Renato Sanches é muito apreciado na Luz, e entre os benfiquistas, a SAD já ponderou a possibilidade de tentar garantir a sua permanência para a próxima temporada, mas as lesões constantes dão pouca margem de manobra e esta surge num momento crítico da época, quando as decisões começam a ser tomadas.

A permanência em Portugal pode, pois, estar em causa, a não ser que Benfica e PSG consigam negociar um valor diferente daquele que está estipulado. Franceses poderão mostrar abertura para deixar o médio ficar na Luz, mas quererão receber sempre alguma coisa, assim como as águias tudo farão para pagar bem abaixo dos €10 milhões.

Bruno Lage das lesões de Renato Sanches
0 seconds of 52 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Pedro Henriques analisa amarelo mostrado a Hjulmand
01:48
00:00
00:52
00:52