Francisco Geraldes fala sobre a situação de Renato Sanches, que se encontra cedido pelo PSG ao Benfica e tem atravessado bastantes problemas físicos nas últimas épocas
0 seconds of 1 minute, 9 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Adeptos do Benfica enchem ponte do Porto de tochas vermelhas
02:09
00:00
01:09
01:09
 

O papel no Benfica que poderá estar reservado para Renato Sanches

NACIONAL30.03.202521:34

Médio prepara-se para igualar melhor série de jogos da época numa altura em que Florentino está em risco de castigo... para o Dragão

Florentino Luís deve ser a escolha de Bruno Lage para a posição 6 no jogo desta quarta-feira com o Farense, no Estádio da Luz, para a Liga, mas o treinador do Benfica está a ganhar, de forma lenta, mas aparentemente consistente, uma alternativa natural para o lugar de médio-defensivo e que dá pelo nome de Renato Sanches.

O médio de 27 anos, massacrado por lesões musculares esta época, como em praticamente todas as anteriores, voltou à ação em março e, devagarinho, aproxima-se da melhor série de jogos seguidos da temporada: 6.

Em outubro e novembro esteve disponível, fez duas partidas como titular (Santa Clara, na Taça da Liga, e Bayern, na UEFA Champions League) e quatro como suplente utilizado (Feyenoord, na Champions, e Rio Ave, Farense e FC Porto, na Liga).

Agora, uma volta de campeonato depois, Renato Sanches está novamente capaz de ser solução, levando série de cinco jogos seguidos. Não são tantos minutos em campo como gostaria — pouco mais de 100 —, dado que tem sido somente suplente utilizado, mas permitem, ainda assim, olhar para a equipa encarnada como solução e alternativa.

Solução, porque o Benfica continua a ter apenas Florentino para aquela posição. Manu Silva foi contratado em janeiro ao Vitória de Guimarães mas sofreu imediatamente uma lesão grave que o levou à mesa de operações e afasta da competição pelo menos até ao início da próxima época. E Bruno Lage socorreu-se de Kokçu e Aursnes para a posição 6 na ausência, por lesão muscular, de Florentino.

Renato é também alternativa porque pode jogar como 6, é um dos jogadores que Bruno Lage considera para 6 (Leandro Barreiro, por exemplo, é visto como alguém para funções mais ofensivas) e dá sempre a ideia, a cada entrada em campo, de que pode ser válido à equipa, naquele seu jeito enérgico e ambicioso, procurando acelerar a velocidade da bola e da equipa, verticalizando o jogo do Benfica.

Mais: Renato Sanches está a progredir lentamente, mas a progredir no momento em que a equipa mais poderá precisar dele.

Está, pois, de prevenção para Florentino e para o Dragão, dado que o habitual titular da posição 6 viu em Barcelos, frente ao Gil Vicente, o quarto cartão amarelo da Liga da temporada e não estará disponível para o clássico se for sancionado disciplinarmente no jogo com o Farense.

Dois clássicos, uma assistência

Renato Sanches nunca pisou o Estádio do Dragão em contexto de clássico. O médio do Benfica teve oportunidade de defrontar duas vezes o FC Porto, mas os encontros realizaram-se no Estádio da Luz. O desfecho das partidas também foi bem diferente: a 12 de fevereiro de 2016, sob as ordens de Rui Vitória, fez 90 minutos e uma assistência para o golo de Mitroglou, mas não evitou a derrota (1-2), com o FC Porto de José Peseiro (golos de Herrera e Aboubakar). Mais recente está a goleada ao FC Porto de Vítor Bruno (4-1). Foi em novembro, jogou 6 minutos e a águia marcou por Carreras, Di María (2) e Nehuén Pérez (p.b.). Samu fez o golo dos dragões.

Sugestão de vídeo:

Polaco marcou dois no 4-1 da equipa de Hansi Flick ao Girona. #DAZNLaLiga
0 seconds of 6 minutes, 59 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Adeptos do Benfica enchem ponte do Porto de tochas vermelhas
02:09
00:00
06:59
06:59