Sporting: Coates justifica renovação
Exibições do central vão acelerar conversas; mais um ano a ser o patrão da defesa
Mais uma exibição (nota 8 para ABOLA) de encher o olho mesmo num jogo em que os leões estiveram particularmente mal. Sebastián Coates, 33 anos, marcou na Polónia e soma esta temporada jogos em que está em destaque e por isso as conversas para a renovação de contrato vão avançar e acelerar.
«É um assunto que não está conversado, todos sabem que estou muito feliz aqui. Vamos ver, mas também ainda é muito cedo para falar sobre isso», disse o defesa-central depois do empate (1-1) com o Raków na 3.ª jornada do grupo D da Liga Europa. A felicidade de Coates junta-se à felicidade de Rúben Amorim de poder contar com o capitão de equipa em pleno e excelente forma e por isso deixa de ser cedo para as conversas sobre a renovação avançarem. E o acordo pode acontecer ainda antes do final do ano.
Coates chegou ao Sporting na janela de inverno do mercado de transferências de 2016, por cedência do Sunderland, mediante taxa de empréstimo de 250 mil euros. Um ano depois, em janeiro de 2017, a administração dos verdes e brancos exerceu a cláusula de compra de 5 milhões de euros e desde então não mais o central deixou de entrar nas contas do onze, fosso quem fosse o treinador. Depois de uma época 2019/2020 intermitente, Coates foi fundamental para o título de 2020/2021 (acabou a época com sete golos, cinco só na Liga) e conquistou definitivamente Rúben Amorim.
Esta temporada, a última do contrato renovado em agosto de 2022, serviria para avaliar a condição do internacional uruguaio e não foi preciso muito para se constatar que Coates é ainda o grande patrão de uma defesa que se ressente na sua ausência — esta época esteve em 11 dos 12 jogos do Sporting, marcou um golo. Por isso a renovação de contrato, por mais uma temporada, até junho de 2025, vai ser uma realidade e provavelmente mais rápido do que estava previsto. Aos 33 anos Coates está ainda para as curvas.