Diomande aumentado no Sporting
Ousmane Diomande, 20 anos, tem contrato com o Sporting válido até 2027 (IMAGO)

Diomande aumentado no Sporting

Desempenho desportivo leva defesa-central a revisão automática, em alta, do vencimento. Renovação está pensada mas o processo só avança mais à frente esta época. A seis jogos de custar mais €1,66 milhões

Diomande chegou ao Sporting a meio da temporada 2022/2023. Pertencia aos quadros do Midtjylland, jogava cedido no Mafra, na Liga 2, mas cedo mostrou valor e na temporada seguinte agarrou lugar a titular. O vencimento, dos mais baixos do plantel, começou a não corresponder ao estatuto do central de 20 anos mas graças ao desempenho desportivo o defesa já viu o ordenado aumentar automaticamente, como estipulado no contrato assinado por quatro épocas e meia. A renovação continua a estar programada, mas o processo vai agora avançar apenas mais à frente esta temporada.

Ordenado revisto em alta, de forma automática, para um defesa que tem já um total de 62 participações em jogos do Sporting, com quatro golos na conta pessoal. Diomande tinha o ordenado num dos patamares mais baixos do plantel, na casa dos 300 mil euros anuais, mas agora subiu de estatuto, para patamar intermédio.

Um primeiro passo no processo de revisão contratual do jogador, que culminará com a renovação, válida por mais uma ou duas épocas, para 2028 ou 2029. Percurso natural de um dos leões com mais mercado e que está a ser seguido, desde que começou a destacar-se no Sporting, por clubes dos mais fortes campeonatos europeus, com destaque para a Premier League.

Diomande tem contrato com o Sporting válido até junho de 2027 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O Midtjylland assegurou o direito a 20 por cento de mais-valia de futura transferência, tendo a administração do Sporting a opção de diminuir esse valor em 10 por cento.

MAIS €1,66 MILHÕES

Em janeiro de 2023, o Sporting pagou ao Midtjylland 7,5 milhões de euros para contratar Diomande, quando o jogador estava cedido por empréstimo ao Mafra, ao abrigo de um protocolo entre o clube da Liga 2 e o emblema dinamarquês. Mas os contornos do negócio nessa altura anunciado vão para lá desse valor, porque no fim das contas o central pode ficar 5 milhões de euros mais caro, ou seja, pode passar a custar um total de 12,5 milhões — o que seria muito bom sinal para os verdes e brancos, pois esse acréscimo corresponderá a objetivos por desempenho: a cada bateria de 30 jogos (pelo menos 45 minutos em campo) os leões pagam uma parcela desses 5 milhões de euros, até aos 90 jogos.

A primeira parcela foi atingida na época passada, no encontro com o Gil Vicente, a 4 de dezembro de 2023. Para alcançar a segunda, a dos 60 jogos, faltam seis ao marfinense, que este domingo, na receção ao Aves SAD, se prepara a para ser titular, podendo assim cumprir o jogo 55 com mais de 45 minutos em campo. Ou sela, nesta altura o passe do jogador já vai nos 9,16 milhões e aos 60 jogos chegará aos 10,8, mas não são um gasto, antes um investimento resultante do retorno desportivo do defesa.