Benfica 'Efeito' título fez disparar valor de mercado e António Silva rebentou com a escala
A conquista do título e a boa campanha na Liga dos Campeões, tendo o Benfica atingido os quartos de final da prova, teve como consequência o aumento da cotação do plantel.
Segundo o Transfermarkt, quase todos os jogadores viram subir o valor de mercado, destacando-se António Silva com a subida mais vertiginosa: no verão de 2022 estava avaliado em 300 mil euros e acabou a época com um preço de €25 milhões.
Estes números não têm caráter vinculativo e carecem de uma análise mais fina (Gonçalo Ramos, por exemplo, tem uma cotação de €40 milhões, mas as águias pedem pelo menos o dobro aos interessados), mas o algoritmo do portal ajuda a perceber tendências e moldar referências.
No caso dos jogadores mais jovens é relativamente normal encontrar elevados aumentos percentuais. Basta, por exemplo, começar a temporada na formação ou na equipa B e depois assumir-se como indispensável. Foi o que aconteceu com o central e internacional português.
Entre os futebolistas que faziam parte do plantel da época passada, Gonçalo Ramos foi aquele que teve o maior aumento de cotação: mais 286 por cento, graças aos 27 golos em 47 jogos que fizeram dele o goleador da equipa.
Ristic e Musa foram os únicos que mantiveram a avaliação de um ano para o outro e apenas três viram baixar o valor: Otamendi (o algoritmo castiga a idade), Lucas Veríssimo (pela longa ausência por lesão) e Gonçalo Guedes (também se lesionou no tempo em que esteve na equipa por empréstimo do Wolverhampton).
Fonte: Transfermarkt