V. Guimarães: manter muralha bem segura
Ainda sem sofrer golos, nos primeiros dois jogos oficiais da temporada, conquistadores pretendem continuar assim; apenas uma mudança na defesa e no meio-campo de um encontro para o outro; segue a preparação para a deslocação ao reduto do FC Zurique
O Vitória de Guimarães segue a preparação para o encontro desta quinta-feira, na Suíça, frente ao FC Zurique, a contar para a 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência e, de forma a cumprir o objetivo, os conquistadores vão procurar manter a consistência defensiva apresentada até ao momento.
Nos primeiros dois jogos oficiais da temporada, frente ao Floriana, de Malta, a equipa comandada por Rui Borges conseguiu manter a sua baliza inviolável, com os triunfos, por 1-0 (fora) e 4-0 (em casa). Algo que também se explica pelo facto de o novo treinador dos vimaranenses ter encontrado a sua base no setor defensivo e no meio-campo. Pois, nestas duas partidas, apenas efetuou uma alteração nessas oito posições.
De uma mão para a outra, na eliminatória anterior, apenas Bruno Gaspar entrou para o lugar de lateral-direito, em detrimento do jovem Alberto Baio, formado no clube. Assim, para este encontro frente à formação suíça é expectável que as mudanças sejam mínimas ou mesmo nenhumas, nesta zona do terreno. Bruno Varela continua a ser dono e senhor da baliza do V. Guimarães. A acompanhar o capitão, no setor defensivo, vão continuar Bruno Gaspar, os centrais Jorge Fernandes e Toni Borevkovic, sendo que João Mendes também vai seguir como o lateral-esquerdo titular.
No meio-campo, o trio constituído por Tomás Handel, Tiago Silva e Nuno Santos é o que garante, para já, maior segurança a Rui Borges e sendo que todos fizeram jogos muito competentes anteriormente, este triângulo, com duplo pivot mais recuado é para manter. Uma muralha que se adivinha essencial para o sucesso da equipa vimaranense que continua a sonhar com a primeira presença na fase de grupos desta nova competição da UEFA, sendo que também já conhece os possíveis adversários no playoff.
O plantel vai continuando a sua preparação, apenas com a certeza que o médio João Mendes ainda não está disponível. Esta terça-feira, os conquistadores voltam a treinar, antes de partirem, na quarta-feira, para terras helvéticas, nas quais vão encontrar um adversário - FC Zurique - que já leva cinco jogos oficiais na presente temporada, com uma vitória e um empate na eliminatória anterior da Liga Conferência, assim como dois triunfos e mais uma igualdade - este fim-de-semana a dois com o Young Boys - na Liga Suíça.