15 novembro 2024, 13:43
Benfica empata com o Mafra em jogo-treino
Rollheiser e Arthur Cabral fizeram os golos dos encarnados
Avançado prepara-se para ser titular, sábado, com o E. Amadora, na Taça de Portugal. Sem Renato Sanches, Benjamín Rollheiser deverá também entrar de início. Brasileiro e argentino marcaram ao Mafra em jogo-treino
Já quase um mês passou desde que Arthur Cabral foi titular pela última vez no Benfica. Deverá voltar a entrar de início, sábado, com o E. Amadora, na Luz, em jogo da IV eliminatória da Taça de Portugal. Será apenas a terceira vez que isso acontecerá esta época. Muito pouco para quem chegou à Luz com a responsabilidade de substituir Gonçalo Ramos e com o peso de €20 milhões, valor que o Benfica pagou à Fiorentina para contratá-lo, sobre as costas.
O avançado brasileiro de 26 anos é figura secundária esta temporada, no Benfica. A contratação de Vangelis Pavlidis ao AZ Alkmaar, no verão, já sugeria que isso poderia acontecer. A possibilidade de sair no verão existiu, especialmente para o Brasil, mas não se concretizou. Partiram Casper Tengsted e Marcos Leonardo, chegou Zeki Amdouni e ficou Arthur Cabral.
O Benfica continua a admitir negociar o avançado, agora em janeiro, para poder recuperar o investimento. No verão, estava disponível para transferi-lo por €15 milhões, mas nenhum clube apresentou oferta que satisfizesse os encarnados. É difícil que apareça uma desse valor na reabertura do mercado, não obstante as sucessivas notícias, no Brasil, do interesse de vários clubes, entre os quais Cruzeiro, Flamengo ou Corinthians.
15 novembro 2024, 13:43
Rollheiser e Arthur Cabral fizeram os golos dos encarnados
A eventual partida, por outro lado, obrigaria o Benfica a reforçar-se com outro avançado e não é difícil concluir que as oportunidades de contratar um bom reforço são menores em janeiro. Arhtur Cabral, por outro lado, dá algumas garantias a Bruno Lage e à estrutura do futebol profissional. É certo que, esta época, soma apenas um golo — entrou aos 87' e marcou aos 90+1' na vitória sobre o Boavista por 3-0, no Estádio do Bessa —, mas na Luz continua a acreditar-se que o avançado tem valor. E até já o demonstrou esporadicamente.
Na última temporada, Arthur Cabral foi utilizado por Roger Schmidt 43 vezes (19 na condição de titular) e marcou dois golos. Nesta soma 12 presenças (duas vezes de início) e um golo. A oportunidade surgirá, novamente, com o E. Amadora, sobretudo porque Vangelis Pavlidis deverá descansar na Taça de Portugal, depois de ter sido utilizado duas vezes na seleção — 56' contra Inglaterra e 90' contra Finlândia. Aconteceu o mesmo na última paragem para as seleções, ou seja, o avançado grego deu o lugar a Arthur Cabral com o Pevidém.
Arthur Cabral subirá, pois, ao palco e levará com ele outros atores que espreitam oportunidades. É o caso de Benjamín Rollheiser, que beneficia da lesão de Renato Sanches (Bruno Lage pode esclarecer hoje, em conferência de Imprensa quanto tempo estará ausente) e deverá surgir na direita. Tanto o argentino como Arthur Cabral marcaram, há uma semana, no jogo-treino com o Mafra (2-2). Aursnes e Florentino devem jogar no centro do meio-campo, Amdouni no apoio ao avançado e Beste na esquerda.
Nicolás Otamendi só ontem se treinou com o resto da equipa, no Seixal, depois de regressar da seleção da Argentina. O defesa-central de 36 anos foi utilizado por Lionel Scaloni nos jogos com Paraguai, em Assunção, e Peru, em Buenos Aires, e esteve em campo 180 minutos.
Depois da última paragem para as seleções, o capitão dos encarnados não foi convocado para o jogo da III eliminatória da Taça de Portugal com o Pevidém. Tomás Araújo e António Silva formaram a dupla de centrais.
E é isso que deverá contecer, sábado, com o E. Amadora, apesar de Tomás Araújo ter saído com dores na coxa esquerda do jogo com a Croácia, após choque com o guarda-redes José Sá. Kaboré deve também jogar de início, permitindo o descanso de Alexander Bah.