Santa Clara e Nacional na liderança de longevidade dos treinadores
Vasco Matos e Tiago Margarido

Santa Clara e Nacional na liderança de longevidade dos treinadores

Ambas as formações mantiveram os técnicos que conquistaram a promoção na temporada passada e, com as saídas de Ruben Amorim e Luís Freire, Tiago Margarido e Vasco Matos passam a ser os que há mais tempo comandam clubes da Liga

Com as saídas de Ruben Amorim, que estava no Sporting desde março de 2020, e Luís Freire, que liderava o Rio Ave desde junho de 2021, Tiago Margarido (Nacional) e Vasco Matos (Santa Clara) tornaram-se nos treinadores com maior longevidade, entre os 18 clubes da primeira liga.

Depois de três épocas como adjunto no Casa Pia, Vasco Matos assumiu o cargo de treinador principal dos açorianos a 20 de junho de 2023. Soma 52 jogos à frente do clube, com 31 vitórias, tendo, ainda, no currículo a conquista do título de campeão da Liga 2, na época passada. Nesta temporada, o Santa Clara está a realizar o melhor arranque de sempre na primeira divisão do futebol português, sendo quarto classificado, à 11.ª jornada, com 21 pontos.

Já Tiago Margarido lidera os madeirenses desde 3 de julho de 2023, depois de uma temporada ao serviço do Varzim. Na primeira época no Funchal, conduziu os alvinegros ao regresso à elite do futebol nacional, graças ao segundo lugar alcançado no escalão secundário. Conta com 54 partidas à frente do Nacional, onde conquistou 25 triunfos.

Ao contrário do Santa Clara, o início de época dos madeirenses tem sido mais complicado. O Nacional é, à 11.ª jornada, penúltimo classificado, com apenas oito pontos. Tem um jogo em atraso, com o Benfica, agendado para o dia 19 de dezembro.

Além de Sporting e Rio Ave, Arouca, Estrela da Amadora, Farense, Gil Vicente, SC Braga e Benfica trocaram de equipa técnica já no decorrer desta temporada. Boavista, Casa Pia, Estoril Praia, Moreirense, V. Guimarães e FC Porto são os clubes que também continuam com os timoneiros que iniciaram a época.