Vasco Matos conduz Santa Clara a recorde
Equipa açoriana nunca conquistara 21 pontos na Liga à 11.ª jornada. Entusiasmo em torno da equipa-sensação tem sido evidente
O Santa Clara surge na quarta posição da tabela classificativa, logo atrás dos três grandes, Sporting, FC Porto e Benfica, com 21 pontos conquistados em 11 jornadas, algo que nunca havia acontecido na história do emblema açoriano.
Vasco Matos, o homem do leme, que na época passada conduziu o Santa Clara ao título de campeão da Liga 2 garantindo, consequentemente, o regresso ao principal escalão do futebol nacional, granjeia de grande admiração por parte dos açoriano, que têm reconhecido o seu trabalho, neste que é seu projeto mais vistoso, depois de ter sido adjunto no Casa Pia (entre 2020 e 2023), treinador principal de Alverca (2019/2020) e Vilafranquense (2017/2018 e 2018/2019).
Após duas derrotas consecutivas, com Benfica (0-3) e Nacional (0-2), os açorianos regressaram às vitórias, diante do V. Guimarães (1-0), um adversário direto na tabela classificativa, que valeu elogios por parte de Vasco Matos: «Quero dar os parabéns aos meus jogadores pela reação forte que tiveram à derrota anterior. A vitória não deixa dúvidas, uma grande entrega e união, criámos cinco ou seis oportunidades de golo, o resultado podia ter sido mais dilatado, peca por escasso.»
Um resultado positivo que serve de rampa de lançamento para o próximo jogo, diante do Famalicão, referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, que o treinador já começou a preparar, esta terça-feira, com a realização de uma unidade de treino, em que só não contou com o central Pedro Pacheco que, recorde-se, recupera de uma cirurgia ao ligamento cruzado anterior do joelho direito.
O Sporting será, depois, o próximo adversário de jogos da Liga que, recorde-se, também estreará o treinador João Pereira no principal escalão do futebol nacional.
Distinção na Gala Quinas de Ouro
A SAD do Santa Clara foi uma das sociedades desportivas premiadas, ontem, na Gala Quinas de Ouro, evento que homenageou equipas, treinadores, jogadores e figuras que se destacaram na época 2023/2024.
«É um orgulho enorme receber esta distinção em nome do Santa Clara. Este prémio resulta do sucesso de um projeto que temos vindo a construir desde o dia em que chegámos ao Santa Clara. Um projeto assente na ambição, na competência e no trabalho árduo de centenas de pessoas. Queria deixar um agradecimento especial ao Bruno Vicintin [acionista maioritário do Santa Clara], porque sem ele, nada disto seria possível», realçou Klauss Câmara, presidente da SAD dos açorianos, em declarações reproduzidas no site do emblema açoriano.