Sporting: campeão na fortaleza invencível
Sporting e Rio Ave jogam esta sexta-feira a partir das 20.15 horas. IMAGO

Sporting: campeão na fortaleza invencível

NACIONAL09.08.202401:00

Leão volta a Alvalade onde ganhou todos os jogos para a Liga na época passada: 17 vitórias, 57 golos marcados e apenas 11 sofridos; o onze provável para o Rio Ave, jogo de casa cheia

O campeonato arranca na casa do campeão. O Sporting recebe o Rio Ave em Alvalade, fortaleza onde a equipa de Rúben Amorim venceu todos os jogos que na época passada realizou para a Liga: 17 vitórias, 57 golos marcados e apenas 11 sofridos. No onze, duas dúvidas: a possível entrada de Diomande com a saída de Quaresma; a composição das alas, com a manutenção de Quenda na direita e Geny Catamo na esquerda ou a deslocação do moçambicano para a direita com Matheus Reis a entrar para o lado canhoto. A casa vai estar cheia.

«Os bilhetes para o encontro frente ao Rio Ave já se encontram esgotados», anunciaram os verdes e brancos, o que significa que não vai faltar apoio nesta 1.ª jornada.

Os leões vivem a ressaca de uma derrota na Supertaça com o FC Porto. Nos golos, os reforços Kovacevic, guarda-redes de 26 anos, e Desbast, central de 20 anos, mereceram críticas. Serão hoje titulares, embora Amorim não tenha revelado a equipa. «Quem vai ser titular não vou dizer. Agora, têm toda a confiança do treinador, como tinham antes da Supertaça. O importante é os jogadores conhecerem o treinador e eu estou zero preocupado porque eles já me conhecem. E olhando para o meu historial, estar a tirar um jogador à primeira coisa que acontece não é normal. Eles têm a confiança do treinador e tudo vai acabar por correr bem», assegurou.

544

Há 544 dias que o Sporting não perde no Estádio José Alvalade para o campeonato. A última derrota aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2023, com o FC Porto, jogo da 20.ª jornada. Na temporada passada venceu todos os jogos e a última vez que não ganhou foi também em 2022/2023, empate com o Benfica (2-2) na última jornada, a 21 de maio de 2023, faz hoje 446 dias

Amorim, ainda sobre o bósnio e o belga, explicou como foi a semana: «É fazer uma avaliação aos erros. Um central e um guarda-redes não podem errar, se não, dá golo. Eles estiveram bem, mas como toda a equipa, a querer o próximo jogo, abatidos, mas isso foi toda a gente. É importante nós sentirmos isso, não podemos é parara de trabalhar. Eles estão preparados para jogar e para mais um desafio.»

Garantindo que Trincão está apto — «Não sei o que dizer, ele treinou, foi para casa. Ele não tem nada, está apto, pronto e num bom momento para nos ajudar a ganhar o jogo», disse sobre rumores de lesão do atacante —, Rúben Amorim deverá também garantir o mesmo trio de ataque da Supertaça, com o camisola 17 na direita, Gyokeres ao meio e Pedro Gonçalves na esquerda.

Na defesa, além de Kovacevic e Debast, também Gonçalo Inácio está garantido. A dúvida é se Diomande entra: se sim, deve jogar no meio do trio, passando o belga para a direita e saindo Quaresma.

Na linha de quatro no meio-campo, Hjulmand e Morita no miolo. Geny Catamo deve passar para a direita e Matheus Reis entrar para a esquerda, ainda que não esteja descartada a continuidade de Geovany Quenda, o que adiaria o regresso do brasileiro ao onze.