O onze do Sporting para o jogo com o Aves SAD

Maxi Araújo espreita lugar no onze na vez do lesionado Pedro Gonçalves. Daniel Bragança e Nuno Santos titulares

Sporting com sete lesionados para o encontro com o Aves! Sete baixas para um jogo, cinco já esperadas e duas inesperadas e anunciadas por Rúben Amorim na conferência de imprensa de antevisão da partida de hoje em Alvalade. Os avançados Pedro Gonçalves e Edwards juntam-se aos guarda-redes Kovacevic e Diogo Pinto e aos centrais St. Juste, Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio. Pote falha, na melhor das hipóteses, dois ou três jogos. Maxi Araújo está na calha para o onze inicial esta noite, tal como Bragança e Nuno Santos.

Rúben Amorim revelou então duas baixas extra. «Dos três centrais nenhum deles recuperou. O Marcus [Edwards] tem uma lesão, o Pote tem uma lesão também», disse o treinador na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete. Destas duas, a baixa de peso é mesmo Pedro Gonçalves, porque titular absoluto no trio de ataque mais em forma no futebol português, com Francisco Trincão e GyokeresEdwards é atualmente suplente de Trincão no lado direito do tridente ofensivo.

O treinador do Sporting falou em «pequenas lesões musculares» sem anunciar o tempo de paragem dos jogadores: «Ainda não sabemos bem a gravidade, mas não deve ser nada de especial. Uma lesão muscular leva sempre o seu tempo, temos uma sequência de jogos e depois temos a paragem para as seleções e vamos ver o que é que poderemos fazer.»

Pelos dados recolhidos por A BOLA, Pedro Gonçalves falha, pelo menos, dois ou três jogos, mediante a evolução da lesão — e a situação de Marcus Edwards não será muito diferente. Por isso, além do Aves SAD para a 6.ª jornada do campeonato, hoje, o avançado de 26 anos falha também a deslocação ao terreno do Estoril, na próxima sexta-feira. Fica a dúvida se estará em condições de ir a Eindhoven (Países Baixos) no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, diante do PSV.

Depois, antes da paragem competitiva para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. A seguir o Sporting só volta a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal — ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.

O ONZE PROVÁVEL

«Temos algumas baixas, mas um onze claramente preparado para vencer o jogo». Garantia de Rúben Amorim. Mas o azar de uns é a oportunidade de outros, e os lesionados abrem vagas neste jogo com o Aves. Na defesa nada de surpresas: Franco Israel no lugar de Kovacevic na baliza; Debast na direita, Diomande ao meio e Matheus Reis à esquerda na vez de Gonçalo Inácio.

Na linha de quatro no meio-campo Quenda continua a merecer a confiança na ala direita e o capitão Hjulmand tem lugar cativo no miolo, mas desta vez tudo indica que ao lado de Daniel Bragança, com Morita a começar no banco. No banco deve também começar Geny Catamo, a abrir espaço a Nuno Santos na ala esquerda.

Na frente, Pote desfaz o temível trio goleador que continua a ter Trincão e Gyokeres mas desta vez com Maxi Araújo na esquerda. Em estreia a titular. Conrad Harder também é opção.