Portugal perde com a Espanha nos penáltis e falha final do Mundial
Espanha bateu Portugal na meia-final do Mundial (World Skate)

Portugal perde com a Espanha nos penáltis e falha final do Mundial

Equipa lusa não consegue a quarta final consecutiva

Portugal perdeu com a Espanha, nos penáltis, a meia-final do Mundial de hóquei em patins.

Após 5-5 no tempo regulamentar, o jogo seguiu para prolongamento e depois penáltis. Aí, o conjunto espanhol foi mais forte. João Rodrigues ainda deu vantagem a Portugal, mas mais nenhum jogador luso conseguiu converter, enquanto do lado espanhol, Marti Casas e Pau Bargalló marcaram.

A Seleção não consegue assim chegar à quarta final consecutiva. Espanha e Argentina vão decidir o título Mundial.

De remontada em remontada!

O jogo começou muito fechado, com ambas as equipas a mostrarem dificuldades em criar perigo. Mas isso durou pouco mais do que 15 minutos.

Portugal inaugurou o marcador aos 16’ com um grande golo de Hélder Nunes, que levantou a bola à entrada da área para rematar de cima para baixo e fazer o 1-0. No minuto seguinte, Xavi Cardoso rematou de muito longe e fez o 2-0, dando a ideia de que Portugal se ia colocar por cima no encontro.

A verdade, porém, é que a reação espanhola surgiu ainda aos 17’, por Marc Grau, que um minuto depois bisou para fazer o empate. E a remontada espanhola surgiu logo a seguir graças a uma bela jogada individual de Ignacio Alabart.

Em três minutos, o conjunto espanhol marcou três golos e deu a volta ao marcador e colocou-se por cima em termos emocionais, algo que se manteve mesmo quando Gonçalo Pinto voltou a empatar a partida (23’), desviando o remate de meia-distância de Hélder Nunes.

Isso mesmo ficou claro a pouco mais de um minuto do intervalo, quando Pau Bargalló fez o 4-3 e voltou a dar vantagem a Espanha que foi para o descanso na frente.

Reforço do Benfica decisivo

Em vantagem, a experiente equipa espanhola surgiu na 2.ª parte com uma estratégia bem definida de baixar o ritmo e intensidade da partida. E o que é certo é que a ideia funcionou durante mais de 10 minutos.

A equipa orientada por Paulo Freitas não conseguia empatar e as oportunidades de golo também escasseavam. Até que voltou a surgir Hélder Nunes. O defesa/médio pegou na bola a meio da pista, partiu para a jogada individual, o primeiro remate saiu ao lado, mas voltou para a área e ele mesmo finalizou para fazer o empate.

As emoções cresceram nos minutos finais, sobretudo quando a seleção espanhola chegou ao 5-4 por Bargalló, com dois minutos para jogar. E a reação lusa foi instantânea e logo na reposição de bola, Zé Miranda rematou do meio-campo para se estrear a marcar no Mundial na melhor altura possível.

Pau Bargalló, reforço do Benfica para a nova épcoa, marcou o penálti que vale a Espanha o apuramento para a final (World Skate)

O jogo seguiu depois para prolongamento, em 10 minutos de muito coração, mas nos quais ninguém teve cabeça para desfazer o empate.

Nos penáltis, Portugal voltou a entrar melhor, com o capitão João Rodrigues a marcar logo na primeira tentativa, mas mais nenhum companheiro lhe seguiu o exemplo. Depois de duas defesas de Girão, Marti Casas empatou e no quinto remate, Bargalló, reforço da nova época para o Benfica, que já havia bisado na partida, protagonizou a traição que afasta Portugal da final.