«Se não despedirem Roger Schmidt, ele vai voltar a ser campeão»
Roger Schmidt e Jonathan Soriano no RB Salzburgo. Foto: IMAGO/GEPA pictures

«Se não despedirem Roger Schmidt, ele vai voltar a ser campeão»

NACIONAL26.04.202408:45

Jonathan Soriano elogia a forma de trabalhar de Roger Schmidt; em entrevista a A BOLA, revela o que o treinador pede aos avançados; acredita que o Benfica pode voltar a ser uma grande equipa na Europa

«Roger Schmidt tem um dos melhores estilos e filosofias da Europa.»

As palavras são de Jonathan Soriano, antigo avançado espanhol que jogou sob o comando do treinador alemão em dois clubes: primeiro no Salzburgo nas temporadas 2012/13 e 2013/14 e mais tarde no Beijing Guoan, entre 2017 e 2018.

Roger Schmidt e Jonathan Soriano exibem o troféu de campeões da Liga Austríaca em 2014. Foto: IMAGO/GEPA pictures

Em entrevista a A BOLA, Soriano deixou elogios ao trabalho de Roger Schmidt e à pessoa. «É um treinador muito experiente e um grande ser humano», começou por dizer o ex-avançado, atualmente com 38 anos, tendo, de seguida, revelado alguns indícios de como é trabalhar com o técnico das águias: «É alguém que sabe como lidar com os jogadores e identificar os problemas. É muito comunicativo e compreensivo. O seu estilo de jogo é muito agressivo e ofensivo, o que ajuda os atacantes a marcar mais golos.»

O que Roger Schmidt pede aos avançados

Soriano saberá bem do que fala. Com 310 golos em 520 jogos, o ponta de lança teve a época mais proveitosa da sua carreira, no que toca a estatísticas individuais, ao serviço de Schmidt. Foram 48 golos em 43 jogos na primeira época que coincidiram no clube austríaco, tendo o espanhol arrecadado o troféu de melhor marcador da Liga Europa, com oito remates certeiros, no ano seguinte.

Jonathan Soriano ao serviço do Salzburgo. Foto: IMAGO/GEPA pictures

Questionado sobre o que pede Roger Schmidt aos seus avançados, a primeira palavra que lhe ocorreu foi «trabalho». «Muito trabalho», reforçou, revelando que Roger Schmidt «não pede apenas para marcar golos». E explica: «Pedia-me para ajudar na defesa, para cair para a ala, para vir ao meio e jogar. É um treinador que quer que todos os jogadores corram e façam o seu trabalho. Não gosta de jogadores estrelas que só correm para marcar golos.»

A maldição do treinador campeão

24 abril 2024, 21:25

A maldição do treinador campeão

Há 33 anos, com Eriksson, que um técnico vencedor não termina bem a ligação com as águias; Roger Schmidt ameaça ser mais um engolido pela máquina trituradora da Luz

Preparação da equipa

Com quatros jogos por disputar até a época terminar, e praticamente fora da luta pelo título de campeão nacional, a temporada do Benfica ficou aquém do esperado depois do futebol apresentado no primeiro ano de Schmidt.  Jonathan Soriano frisou que o treinador alemão «é muito exigente e metódico», e que «tudo tem de correr bem e cada jogador tem de desempenhar o seu papel dentro do campo» para que a estratégia resulte, ressalvando, ainda assim, que «se alguma coisa corre mal, ele corrige-a».  Admite que «os resultados do Benfica, esta época, não são os mesmos do ano anterior», mas reitera que «é importante dar-lhe confiança, porque o seu estilo de jogo adapta-se muito bem ao Benfica».

SAD discute futuro de Schmidt

25 abril 2024, 09:30

SAD discute futuro de Schmidt

Tema da continuidade do treinador em cima da mesa na reunião semanal, incluindo a da Comissão Executiva; insatisfação cresce na estrutura; Rui Costa em momento importante

Por fim, o ex-avançado do Salzburgo considerou que Rui Costa cometeria um erro se despedisse Roger Schmidt: «Tem um dos melhores estilos e filosofias da Europa. Roger precisa que o Benfica e os seus jogadores acreditem no seu estilo. Dessa forma, voltarão a ser campeões e a ser uma grande equipa na Europa.»

Tags: