SC Braga: Lukas Hornicek não treme e prepara batismo europeu
Gigante chéquio foi titular frente ao Boavista e está pronto para continuar na baliza diante do Rapid Viena. (Foto: SC Braga)

SC Braga: Lukas Hornicek não treme e prepara batismo europeu

NACIONAL20.08.202420:14

Guarda-redes chéquio foi titular diante do Boavista, no passado domingo, e lesão de Matheus abre-lhe a porta internacional; está há cinco anos em Braga e foi lançado na elite por… Carlos Carvalhal

O azar de uns é a sorte de outros. O chavão é muitas vezes utilizado no futebol e aplica-se na perfeição a Matheus Magalhães e Lukas Hornicek, respetivamente.

Falamos dos dois guarda-redes do SC Braga na sequência da lesão sofrida recentemente pelo brasileiro – contusão na perna direita. Matheus é dono e senhor da baliza bracarense há uma década, e começou esta época, naturalmente, como titular. Mas o problema físico de que padece impediu-o de ir a jogo diante do Boavista, no passado domingo. Ora, sem pestanejar, Carlos Carvalhal chamou Lukas Hornicek à equipa inicial e a verdade é que o chéquio esteve em excelente plano, contribuindo com algumas boas intervenções para que os guerreiros do Minho saíssem do Estádio do Bessa com um importante triunfo (1-0).

Esse duelo com as panteras já faz parte do passado e o presente tem vistas internacionais. Já na quinta-feira, na Pedreira, o SC Braga recebe o Rapid Viena (20.30 horas), numa (importante) partida referente à primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa.

E Matheus continua em dúvida para o duelo com a formação austríaca. Amanhã, por ocasião do último treino de preparação para esse jogo, o guarda-redes brasileiro irá ficar a conhecer o veredito do departamento médico dos arsenalistas. As possibilidades de recuperar a tempo de ir jogo ainda existem, mas são remotas. E se o número 1 falhar mesmo a receção ao Rapid Viena, então Lukas Hornicek voltará a assumir o posto.

SC Braga: duas dúvidas e duas certezas para a 'operação europeia'

19 agosto 2024, 18:23

SC Braga: duas dúvidas e duas certezas para a 'operação europeia'

Matheus e Niakaté, que falharam a partida de ontem frente ao Boavista, ainda aguardam por uma decisão do departamento médico para saberem se podem, ou não, ir a jogo diante do Rapid Viena, na quinta-feira; Paulo Oliveira e João Moutinho são baixas garantidas

Caso esse cenário venha a confirmar-se, o chéquio terá direito ao seu batismo europeu. O gigante guarda-redes (1,98 metros e 92 quilos) chegou ao SC Braga na época 2019/2020, proveniente do Pardubice, sendo que nesse ano completou o seu processo de formação nos sub-19 dos bracarenses. O percurso no Minho levou-o, também, aos sub-23 e à equipa B, até se afirmar, depois e em definitivo, no plantel principal. Ainda que com Matheus no seu auge Hornicek tenha tido sempre um papel secundário no que à utilização na elite arsenalista diz respeito.

Hornicek soma, até ao momento, nove jogos pelo SC Braga (três na Liga, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga), sendo que quem o lançou na equipa A foi… Carlos Carvalhal: a 17 de outubro de 2021, numa partida da 3.ª eliminatória da prova rainha, com o guarda-redes a ser lançado nos últimos minutos da goleada aplicada ao Moitense (5-0).

A dúvida só será desfeita na quinta-feira, mas, se for o caso, o guarda-redes chéquio está pronto para o batismo europeu. E Carvalhal sabe que (também neste caso) pode dormir descansado.