SC Braga: inspirado Roberto Fernández lançado para epopeia europeia
Ponta de lança espanhol tem estado a demonstrar todos os seus atributos de goleador. (Foto: SC Braga)

SC Braga: inspirado Roberto Fernández lançado para epopeia europeia

NACIONAL19.08.202420:30

Ponta de lança espanhol está de pé quente e marcou nos últimos dois jogos; contribuiu para a vitória diante do Servette, para a Liga Europa, e foi decisivo no triunfo frente ao Boavista, para a Liga

De pé quente. Assim está Roberto Fernández, um dos reforços do SC Braga para a temporada em curso.

O jovem ponta de lança espanhol, de apenas 22 anos, demorou alguns jogos a engrenar – entenda-se, a fazer o gosto ao pé -, mas, quando o fez, foi de forma consecutiva. Depois de ter ficado em branco nas duas partidas diante de Maccabi Petah Tikva (foi suplente utilizado em ambas), da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, e nos duelos com Servette (foi titular), da terceira pré-eliminatória da referida competição internacional, e Estrela da Amadora (foi suplente utilizado), na 1.ª jornada da Liga, Roberto Fernández abriu o frasco de ketchup nos encontros seguintes e já começou a dar um ar da sua graça.

Na passada quinta-feira, em solo helvético, o camisola 90 dos guerreiros do Minho apontou, já na etapa complementar, o segundo golo da sua equipa – El Ouazzani tinha aberto o ativo no período de compensação da primeira parte -, sendo que o Servette acabaria por reduzir já para lá dos 90 minutos regulamentares. O SC Braga venceu, então, por 2-1 e carimbou o passaporte para o play-off que se prepara para disputar, diante do Rapid Viena.

Embalado pela estreia a marcar com a camisola dos arsenalistas, Roberto Fernández voltou a ser decisivo na partida de ontem, no Estádio do Bessa, apontando o golo que valeu o triunfo ao SC Braga frente ao Boavista (1-0). O clássico com as panteras marcou, também, o regresso do espanhol à titularidade – foi rendido aos 69 minutos por um dos concorrentes diretos ao lugar, o internacional sub-23 marroquino, El Ouazzani -, estatuto que, de resto, deverá manter na próxima quinta-feira, na receção à formação austríaca.

Mas não se pense que os golos de Roberto Fernández apareceram… ao acaso. Têm sido, de resto, a sua imagem de marca. Especialmente na temporada passada. Porque os números alcançados pelo ponta de lança ao serviço do Málaga, em 2023/2024, são dignos de um verdadeiro matador: 20 golos marcados em 40 partidas realizadas.

Na época imediatamente anterior, e por ocasião de uma cedência dos malaguenhos ao Barcelona B, Roberto Fernández já tinha apontado 7 tentos em 36 jogos.

Os registos têm vindo, portanto, a subir, e quem sabe se na forja não estará mais um ano de enorme relevo para o gigante (1,86 metros) avançado natural do país vizinho.

Às portas de uma eliminatória decisiva para o futuro do SC Braga na Liga Europa, Carlos Carvalhal pode contar com Roberto Fernández. E se for com golos, tanto melhor. Os bracarenses dirão… gracias.