SC Braga: Roberto ruma ao Espanhol e mercado… quase feito

Empréstimo do ponta de lança está praticamente fechado. Perdeu espaço com a chegada de Fran Navarro. Mais reforços só em negócio de oportunidade

Roberto Fernández está com um pé no Espanhol. O jovem ponta de lança, de apenas 22 anos, tinha vários pretendentes no campeonato do país vizinho, mas o SC Braga já chegou a uma plataforma de entendimento com o emblema da Catalunha e nos próximos dias deverá surgir a oficialização do negócio.

Ainda que não esteja totalmente descartada a venda do passe, o cenário mais provável é o empréstimo, até porque a estrutura bracarense continua a acreditar no potencial do jogador e entende que com uma utilização mais regular na segunda metade da época o avançado poderá, no futuro, afirmar-se em definitivo nos guerreiros do Minho.

Contratado no último defeso ao Málaga, por 1,8 milhões de euros – valor ao qual poderia acrescer a verba de €1,2 M mediante a concretização de objetivos individuais e coletivos -, Roberto Fernández, que assinou por cinco anos, chegou a Braga com um cartão de visita assinalável, uma vez que na época 2023/2024 tinha brilhado ao serviço do conjunto da Andaluzia: 40 jogos, 20 golos e uma assistência. Formado no Córdoba e com uma passagem pelo Barcelona B pelo meio, o internacional sub-21 espanhol (um jogo e um golo) não conseguiu impor-se como desejaria no SC Braga, sendo que em 30 jogos apontou apenas dois tentos (uma assistência).

A recente chegada de Fran Navarro ao plantel arsenalista retirou (ainda mais) espaço a Roberto Fernández: além do compatriota, que chegou proveniente do FC Porto, a concorrência passa também por Amine El Ouazzani, que até é o segundo melhor marcador da equipa (8 golos) – neste ranking, o marroquino é apenas superado por Bruma (13).

A consumar-se o regresso do (ainda) dono da camisola 90 dos bracarenses ao seu país de origem, será a terceira saída neste defeso, com Roberto Fernández a seguir as pisadas de João Marques (que foi cedido ao Gil Vicente) e a Rafik Guitane (que regressou ao Estoril).

No sentido inverso, e depois de garantida a contratação de Fran Navarro, é muito pouco provável que o mercado ofereça mais algum reforço a Carlos Carvalhal. A menos que surja uma oportunidade de negócio que faça António Salvador pensar duas vezes… Para já, a casa parece estar arrumada no Minho.