Com duas equipas à procura de estabilidade no campeonato, o encontro promete ser renhido. Minhotos querem dar continuidade ao bom momento europeu, enquanto os vila-condenses precisam de quebrar a sequência negativa fora de portas
O SC Braga recebe o Rio Ave este domingo, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga. O encontro, marcado para as 20h30 no Estádio Municipal de Braga, coloca frente a frente duas equipas que procuram melhorar as suas prestações no campeonato, ambas longe dos lugares desejados. Enquanto a formação minhota tenta consolidar a segunda vitória consecutiva no campeonato - a terceira no geral -, o Rio Ave procura quebrar a série negativa de duas jornadas sem vencer.
A equipa de Carlos Carvalhal, que ocupa atualmente o 7.º lugar com 11 pontos, procura dar continuidade ao triunfo (3-0) alcançado frente ao Nacional na jornada passada. A campanha dos minhotos tem sido marcada pela inconsistência, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Na Liga, os minhotos já deixaram sete pontos por perder, incluindo uma derrota (0-2) dolorosa no dérbi com o Vitória de Guimarães e um empate (0-0) frente ao Gil Vicente. Ainda assim, a equipa chega embalada pela vitória frente ao Maccabi Tel Aviv (2-1), na estreia na Liga Europa.
Após exibição cinzenta, luso-guineense resgatou a vitória para os bracararenses mesma na reta final do encontro; SC Braga provou que é equipa que gosta de emoções fortes
O Rio Ave, 10.º classificado com 7 pontos, tem enfrentado maiores dificuldades nesta temporada. Sob o comando de Luís Freire, os vila-condenses ainda procuram estabilidade, somando até ao momento duas vitórias, um empate e três derrotas, sendo que todas os desaires ocorreram fora de Vila de Conde. O Rio Ave perdeu (0-3) em Alvalade, no Dragão (0-2) e no reduto do Aves SAD (0-1), conseguindo vencer o Farense e o Arouca por 1-0 e empatar em casa frente ao Estoril (2-2).
Histórico favorável ao SC Braga
Este será o 73.º confronto entre as duas equipas, com um histórico claramente favorável à equipa da casa, que venceu 32 destes encontros. Os vila-condenses saíram vitoriosos por 21 ocasiões. A jogar em Braga, o domínio dos minhotos é evidente, com vitórias nos últimos quatro duelos disputados na Pedreira. No entanto, o SC Braga terá de estar atento à sua defesa, que, apesar de apresentar bons números no geral, ainda não conseguiu manter uma 'clean sheet' em casa esta temporada, em jogos da Liga.
O SC Braga entra em campo com um ligeiro favoritismo, mas terá de estar atento ao potencial do Rio Ave, que, apesar das dificuldades, é uma equipa perigosa, especialmente em transições rápidas. Ambas as equipas estão cientes da necessidade de somar pontos para aproximarem-se dos seus objetivos na tabela classificativa.
Para esta partida, Carlos Carvalhal volta a não poder contar com João Moutinho, Robson Bambu, Zalazar, e Paulo Oliveira, todos a recuperar de lesão, e Bright Arrey-Mbi - que já jogou na Liga Europa-, ainda a cumprir suspensão depois da expulsão no dérbi minhoto na quinta jornada. É expectável que o técnico bracarense promova algumas alterações em relação à equipa que defrontou o Maccabi.
SC Braga
Onze provável (4x2x3x1): Matheus; Víctor Gómez, Niakaté, João Ferreira, Adrián Marin; Vítor Carvalho, André Horta; Gabri Martínez, Ricardo Horta, Bruma; Roberto Fernández.
Lesionados: João Moutinho, Bambu, Zalazar e Paulo Oliveira.
O que disse Carlos Carvalhal na antevisão: «Se andarmos assim até final da época, assino por baixo. Queremos jogar com atitude, querer ganhar e depois ir em busca da qualidade. Uma equipa que remata como nós, que tem fluidez de oportunidades, que constrói 30 tentativas de golo e faz dois golos, cria várias oportunidades como no jogo com o Nacional… Vamos com calma! A última imagem é a que fica, mas o SC Braga não tem feito má figura. Estamos com 3 pontos na Liga Europa e no nosso campeonato a 1 ou 2 pontos das equipas que estão em terceiro lugar».
Treinador do SC Braga enfatiza qualidade da equipa e enquadramento nos objetivos pretendidos; se surgirem mais vitórias nos instantes finais das partidas... venham elas; elogios à qualidade do Rio Ave e explicação clara sobre a utilização de João Ferreira como defesa-central
Do lado do Rio Ave, Luís Freire deverá manter o habitual sistema 3x4x3, com Jhonatan na baliza, Panzo, Aderllan e Pantalon a formarem o trio defensivo. Nos corredores, Omar Richards e Vrousai deverão manter-se como titulares, enquanto Amine e Martim Neto atuam no meio-campo. O ataque será comandado por Kiko Bondoso, Tiago Morais e Clayton, num trio ofensivo que, apesar da irregularidade, tem mostrado sinais de perigo.
Rio Ave
Onze provável (3x4x3): Jhonatan; Jonathan Panzo, Aderllan Santos, Renato Pantalon; Vrousai, Amine, Martim Neto, Omar Richards; Kiko Bondoso, Clayton Silva, Tiago Morais.
Lesionados: nada a assinalar
O que disse Luís Freire na antevisão: «O SC Braga é uma equipa que tem uma fase de construção elaborada. Sai a quatro, ou sai a 3 várias vezes. Uma equipa também com muito jogo interior, capacidade de variar de jogo, muito forte nas transições ofensivas e muita qualidade individual dos jogadores, com o Bruma, o Gharbi, o Horta e os avançados também... Enfim, tem lá muitos jogadores, principalmente para a frente, que conseguem fazer a diferença também a nível individual. Mas nós temos de tentar trabalhar este tipo de jogo pela organização coletiva, pela vontade que temos de jogar este tipo de jogo»
Treinador do Rio Ave perspetiva jogo complicado frente ao SC Braga