SC Braga e Rio Ave frente a frente em busca de ascensão na tabela
Carlos Carvalhal (LUSA/HUGO DELGADO)

ANTEVISÃO SC Braga e Rio Ave frente a frente em busca de ascensão na tabela

NACIONAL29.09.202408:00

Com duas equipas à procura de estabilidade no campeonato, o encontro promete ser renhido. Minhotos querem dar continuidade ao bom momento europeu, enquanto os vila-condenses precisam de quebrar a sequência negativa fora de portas

O SC Braga recebe o Rio Ave este domingo, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga. O encontro, marcado para as 20h30 no Estádio Municipal de Braga, coloca frente a frente duas equipas que procuram melhorar as suas prestações no campeonato, ambas longe dos lugares desejados. Enquanto a formação minhota tenta consolidar a segunda vitória consecutiva no campeonato - a terceira no geral -, o Rio Ave procura quebrar a série negativa de duas jornadas sem vencer.

A equipa de Carlos Carvalhal, que ocupa atualmente o 7.º lugar com 11 pontos, procura dar continuidade ao triunfo (3-0) alcançado frente ao Nacional na jornada passada. A campanha dos minhotos tem sido marcada pela inconsistência, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Na Liga, os minhotos já deixaram sete pontos por perder, incluindo uma derrota (0-2) dolorosa no dérbi com o Vitória de Guimarães e um empate (0-0) frente ao Gil Vicente. Ainda assim, a equipa chega embalada pela vitória frente ao Maccabi Tel Aviv (2-1), na estreia na Liga Europa.

O Rio Ave, 10.º classificado com 7 pontos, tem enfrentado maiores dificuldades nesta temporada. Sob o comando de Luís Freire, os vila-condenses ainda procuram estabilidade, somando até ao momento duas vitórias, um empate e três derrotas, sendo que todas os desaires ocorreram fora de Vila de Conde. O Rio Ave perdeu (0-3) em Alvalade, no Dragão (0-2) e no reduto do Aves SAD (0-1), conseguindo vencer o Farense e o Arouca por 1-0 e empatar em casa frente ao Estoril (2-2).

Histórico favorável ao SC Braga

Este será o 73.º confronto entre as duas equipas, com um histórico claramente favorável à equipa da casa, que venceu 32 destes encontros. Os vila-condenses saíram vitoriosos por 21 ocasiões. A jogar em Braga, o domínio dos minhotos é evidente, com vitórias nos últimos quatro duelos disputados na Pedreira. No entanto, o SC Braga terá de estar atento à sua defesa, que, apesar de apresentar bons números no geral, ainda não conseguiu manter uma 'clean sheet' em casa esta temporada, em jogos da Liga.

O SC Braga entra em campo com um ligeiro favoritismo, mas terá de estar atento ao potencial do Rio Ave, que, apesar das dificuldades, é uma equipa perigosa, especialmente em transições rápidas. Ambas as equipas estão cientes da necessidade de somar pontos para aproximarem-se dos seus objetivos na tabela classificativa.

Para esta partida, Carlos Carvalhal volta a não poder contar com João Moutinho, Robson Bambu, Zalazar, e Paulo Oliveira, todos a recuperar de lesão, e Bright Arrey-Mbi - que já jogou na Liga Europa-, ainda a cumprir suspensão depois da expulsão no dérbi minhoto na quinta jornada. É expectável que o técnico bracarense promova algumas alterações em relação à equipa que defrontou o Maccabi.

SC Braga

Onze provável (4x2x3x1): Matheus; Víctor Gómez, Niakaté, João Ferreira, Adrián Marin; Vítor Carvalho, André Horta; Gabri Martínez, Ricardo Horta, Bruma; Roberto Fernández.

Lesionados: João Moutinho, Bambu, Zalazar e Paulo Oliveira.

O que disse Carlos Carvalhal na antevisão: «Se andarmos assim até final da época, assino por baixo. Queremos jogar com atitude, querer ganhar e depois ir em busca da qualidade. Uma equipa que remata como nós, que tem fluidez de oportunidades, que constrói 30 tentativas de golo e faz dois golos, cria várias oportunidades como no jogo com o Nacional… Vamos com calma! A última imagem é a que fica, mas o SC Braga não tem feito má figura. Estamos com 3 pontos na Liga Europa e no nosso campeonato a 1 ou 2 pontos das equipas que estão em terceiro lugar».

Do lado do Rio Ave, Luís Freire deverá manter o habitual sistema 3x4x3, com Jhonatan na baliza, Panzo, Aderllan e Pantalon a formarem o trio defensivo. Nos corredores, Omar Richards e Vrousai deverão manter-se como titulares, enquanto Amine e Martim Neto atuam no meio-campo. O ataque será comandado por Kiko Bondoso, Tiago Morais e Clayton, num trio ofensivo que, apesar da irregularidade, tem mostrado sinais de perigo.

Rio Ave

Onze provável (3x4x3): Jhonatan; Jonathan Panzo, Aderllan Santos, Renato Pantalon; Vrousai, Amine, Martim Neto, Omar Richards; Kiko Bondoso, Clayton Silva, Tiago Morais.

Lesionados: nada a assinalar

O que disse Luís Freire na antevisão: «O SC Braga é uma equipa que tem uma fase de construção elaborada. Sai a quatro, ou sai a 3 várias vezes. Uma equipa também com muito jogo interior, capacidade de variar de jogo, muito forte nas transições ofensivas e muita qualidade individual dos jogadores, com o Bruma, o Gharbi, o Horta e os avançados também... Enfim, tem lá muitos jogadores, principalmente para a frente, que conseguem fazer a diferença também a nível individual. Mas nós temos de tentar trabalhar este tipo de jogo pela organização coletiva, pela vontade que temos de jogar este tipo de jogo»