Carvalhal: «Estamos com 3 pontos na Liga Europa e a 1 ou 2 do terceiro lugar na Liga...»
Técnico do emblema minhoto satisfeito com a equipa e confiante para a receção ao Rio Ave. (Foto: SC Braga)

Carvalhal: «Estamos com 3 pontos na Liga Europa e a 1 ou 2 do terceiro lugar na Liga...»

Treinador do SC Braga enfatiza qualidade da equipa e enquadramento nos objetivos pretendidos; se surgirem mais vitórias nos instantes finais das partidas... venham elas; elogios à qualidade do Rio Ave e explicação clara sobre a utilização de João Ferreira como defesa-central

O SC Braga está bem e recomenda-se. A equipa pode sempre melhorar, como qualquer outra, naturalmente, mas o momento agrada a Carlos Carvalhal.

A ideia ficou bem patente durante a conferência de Imprensa deste sábado, que serviu para projetar a receção ao Rio Ave - jogo da 7.ª jornada da Liga que está agendado para as 20.30 horas de amanhã -, na qual Carvalhal recordou a épica reviravolta operada, anteontem, pelos guerreiros do Minho, na partida diante do Maccabi Telavive, para a Liga Europa [n.r.d.: os bracarenses estiveram durante grande parte do encontro em desvantagem, mas deram a volta ao texto com golos aos 88 e aos 90+5 minutos].

«Se andarmos assim até final da época, assino por baixo. Queremos jogar com atitude, querer ganhar e depois ir em busca da qualidade. Uma equipa que remata como nós, que tem fluidez de oportunidades, que constrói 30 tentativas de golo e faz dois golos, cria várias oportunidades como no jogo com o Nacional… Vamos com calma! A última imagem é a que fica, mas o SC Braga não tem feito má figura. Estamos com 3 pontos na Liga Europa e no nosso campeonato a 1 ou 2 pontos das equipas que estão em terceiro lugar», notou.

No que concerne ao desafio com o Rio Ave, Carlos Carvalhal espera um jogo difícil, mas realça que a sua equipa tem todas as condições para somar mais um triunfo. E volta a sublinhar a importância dos adeptos: «O Rio Ave tem uma forma de jogar muito característica, o seu treinador fez um excelente trabalho já desde a Liga 2. É uma boa equipa e esperamos um jogo difícil, como todos os outros. Vamos ter de dar o nosso melhor, com energia, mas a ideia é unicamente ganhar. Foi sempre na raça e na determinação que ganhámos [anteontem] e amanhã [domingo] vai ser assim. Apelo à massa associativa, porque o SC Braga está em rejuvenescimento, com muitas entradas, jogadores que vieram de outros campeonatos, jovens e que têm tendência para cometer erros e a evoluir, que precisam de apoio e carinho. Não é por falta de empenho que a equipa não tem jogado melhor. Vontade não falta e isso, aliado ao apoio de fora, é importante.»

Na ocasião, o técnico dos bracarenses aproveitou ainda para explicar a recente opção de João Ferreira como defesa-central: «Vamos desmistificar isto. O João Ferreira no ano passado jogou a defesa-central a um nível elevadíssimo. Tem a vantagem de poder lançar o jogo com o pé direito e incorporar-se mais no ataque, algo que o Bright Arrey-Mbi tem mais dificuldade em fazer, por ser um esquerdino a jogar pela direita. Não houve castigo nenhum [a Bright Arrey-Mbi]. Se assim fosse, nem era convocado e aprendeu com os erros [foi expulso diante do Vitória de Guimarães e vai cumprir, amanhã, o segundo de dois jogos de castigo com que foi sancionado].»

O líder máximo dos bracarenses confirmou também que Robson Bambu, Paulo Oliveira, João Moutinho e Rodrigo Zalazar estão indisponíveis para a receção aos vila-condenses: «Vão continuar de fora no próximo jogo, embora as recuperações estejam a seguir de forma muito boa e até deveremos antecipar um pouco os regressos, mas só pelo seguro, quando estiverem a 100 por cento.»