Nada mudou para Ruben Amorim
Ruben Amorim a orientar o seu primeiro treino no Manchester United (Foto: @ManUtd)

Nada mudou para Ruben Amorim

OPINIÃO10:00

Técnico português chegou a Inglaterra e, com naturalidade, terá, para já, convencido toda a gente. Hoje, arranca o que, sobretudo em Manchester, se acredita ser a epopeia da pessoa certa no momento certo.

Saber sempre o que dizer em cada contexto não é para todos e não tem que ver só com inteligência, embora todas estradas do sucesso pareçam aí parar. É, diria, ainda ser capaz de antecipar questões, com ajuda ou não do departamento de comunicação, manter a dose certa de boa disposição e humor e ser, ou pelo menos parecer, genuíno.

Inglaterra é outro mundo e a sua Imprensa cheia de manhas e artimanhas, da mesma forma que a cidade de Manchester tem dimensão gigantesca, o United é um dos maiores e mais ricos clubes do planeta e os seus ex-jogadores apresentam um peso enorme como líderes e influenciadores de opinião. Ruben Amorim chegou, viu e, aparentemente, não deixou ninguém indiferente. Melhor ainda: conquistou toda a gente. Parece fácil, não é. Nunca será.

Gyokeres não fará jus ao nome em Alvalade

22 novembro 2024, 10:00

Gyokeres não fará jus ao nome em Alvalade

Sueco pode ser em janeiro o 'danoninho viking' para um tubarão candidato ao título, embora um de luxo, a custar 100 milhões de euros, ou uma jogada de antecipação no mercado

As primeiras impressões são importantes, nem que seja porque permitem ganhar tempo. Ao chegar a meio da temporada, com o clube abaixo do meio da tabela, mas sobretudo com esquemas e dinâmicas divergentes para implementar em jogadores na sua maioria já feitos, maturados, naturalmente mais resistentes à mudança, o português bem precisa de ganhar alguma margem, um período favorável, em que ainda seja fácil a lucidez se sobrepor ao stress. Porque Old Trafford vai sempre exigir vitórias, resultados e, pelo menos, um lugar europeu, de preferência de Champions. Uma boa reta final de campeonato será ainda importante para convencer os jogadores das suas ideias e então sim, a partir do verão, com um plantel mais à sua imagem, para conseguir acordar de vez o gigante.

O estranho caso de Nicolás Otamendi

21 novembro 2024, 10:15

O estranho caso de Nicolás Otamendi

Central argentino resiste a tudo debaixo do chapéu da experiência. Um exemplo entre vários de uma política desportiva aparentemente sem sentido

Talvez precise de tempo também para que lhe seja delegado, tal como no Sporting, o direito a centralizar a reorganização dos red devils, estagnados no tempo a nível de infraestruturas e condições dadas aos jogadores. Sabemos que é o homem certo no momento certo, porém precisa que quem manda também o saiba.

Entretanto, os ingleses que fiquem desde já avisados. Ruben Amorim não vai dar soundbytes que os rivais possam colar nas paredes dos balneários como motivação-extra e estará quase sempre ao lado e com os seus jogadores. Com essa forma de estar, garantiu ter constantemente todos consigo, o que foi visível nos bons e nos maus momentos em Alvalade.

Deixem lá João Pereira treinar

15 novembro 2024, 08:15

Deixem lá João Pereira treinar

Esperar uma década ou mais para terminar um curso, que afunila nos últimos níveis e conta com anos de experiência como pré-requisito, é sem dúvida uma eternidade

Hoje, é dia de estreia. Em Portman Road, casa do penúltimo, o Ipswich, arrancará, esperamos nós, a aguardada epopeia do treinador certo no Manchester United. The right one!