Rio Ave-SC Braga: colher pontos por entre o vendaval
Na 1.ª volta, o SC Braga venceu por 2-1 (FOTO: Imago)
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Rio Ave-SC Braga: colher pontos por entre o vendaval

NACIONAL09.03.202408:00

O vento em Vila do Conde já é uma constante, à qual se junta frio e chuva, segundo as previsões; bracarenses vêm de quatro triunfos consecutivos, mas na 1.ª mão sofreram para vencer em casa; Rio Ave não ganha há três jogos e precisa de pontos para se ir afastando de zona perigosa.

O Rio Ave recebe o SC Braga na 25.ª jornada da Liga, este sábado às 18 horas e as condições climatéricas podem ter um papel importante no desfecho desta partida. As previsões indicam frio e chuva, sendo que o vento já faz parte dos encontros no Estádio dos Arcos. Os bracarenses estão num bom momento e continuam na perseguição ao 3.º lugar da classificação. Já os vilacondenses não ganham há três partidas, mas no último jogo em casa empataram com o líder do campeonato (Sporting), sendo que ocupam a 13.ª posição, com 23 pontos, estando apenas um ponto acima da zona de playoff de descida.

Rio Ave

Os vilacondenses têm tido uma época complicada, somando somente quatro vitórias na Liga, sendo os ‘reis’ dos empates, com um total de onze. No entanto, para já estão no 13.º lugar, mas todos os pontos são importantes, neste momento, pois apenas faltam dez encontros para o final do campeonato.

No histórico de confrontos, o Rio Ave tem vantagem perante o SC Braga nos jogos no Estádio dos Arcos, com 17 triunfos, 12 empates e somente sete derrotas. Dados estatísticos pelos quais Luís Freire, treinador dos vilacondenses, vai procurar motivar os seus jogadores, pois a equipa não vence há três jogos consecutivos. Depois da derrota em Famalicão, somou mais dois empates, se bem que o registado em casa foi frente ao líder Sporting (3-3).

No sistema de três centrais, o técnico tem uma baixa importante, já que Josué Sá vai cumprir um jogo de castigo, devido à acumulação de cartões amarelos. Para o seu lugar deve entrar o croata Renato Pantalon, sendo mesmo a única alteração expectável em relação ao onze apresentado frente ao Moreirense, fora, que terminou com mais um empate (0-0).

Sistema: 3x4x3

Onze Provável: Jhonatan Luiz; Renato Pantalon, Aderllan Santos e Miguel Nóbrega; Costinha, Amire Oudrhiri, Adrien Silva e Marius Vrousai; Fábio Ronaldo, Úmaro Embaló e Yakubu Aziz.

Castigado: Josué Sá.

Lesionado: André Pereira.

Yakubu Aziz tem-se destacado no Rio Ave (Pedro Loureiro/IMAGO)


Figura: Yakubu Aziz. O ponta de lança ganês atravessa um bom momento de forma, nesta reta final do campeonato, depois do regresso a Vila do Conde, em janeiro. Nos últimos quatro encontros apontou quatro golos, sendo que bisou frente ao Sporting. Um jogador que acrescenta mobilidade e que dá garantias para criar oportunidades de perigo, mesmo partindo sozinho para cima dos adversários, fazendo uso da sua velocidade.

O que disse Luís Freire: “Nós temos feito bons jogos, mesmo os que perdemos, contra estas equipas. Com o Sporting e com o FC Porto, por exemplo, mas também o SC Braga sabe a festa que fez quando marcou o golo no jogo de lá aos 97 minutos. Na Luz também tivemos uma exibição muito conseguida até aos 60 minutos. Depois no Dragão empatámos e agora com o Sporting também discutimos o jogo até ao fim. Vai ser novamente um jogo dentro destes parâmetros, muito competitivo e em que vamos ter um Rio Ave a querer superar-se e mostrar o seu valor.”

SC Braga

Os bracarenses vêm de uma sequência de quatro triunfos consecutivos, mesmo que a vitória perante o Qarabag não tenha sido suficiente para continuar nas competições europeias. A equipa demonstra foco nesta fase final da temporada, tendo apenas o campeonato para se concentrar e com o 3.º lugar a somente três pontos de distância, o SC Braga continua a olhar para cima, em busca de um lugar no pódio.

Frente a Boavista (fora) e Estrela da Amadora (casa), a equipa não sofreu golos, sendo uma situação rara na presente época. Paulo Oliveira e Serdar foram os centrais utilizados e Vítor Carvalho sendo o médio mais defensivo tem ajudado a consolidar o aspeto defensivo da equipa.

Artur Jorge não pode contar com o capitão Ricardo Horta, por isso uma mexida no onze, em relação ao apresentado com os amadorenses, é obrigatória. Sikou Niakaté também continua em dúvida para este confronto, pelo que não se adivinham grandes alterações. Sendo que Bruma deve voltar à equipa inicial e Víctor Gómez ao lado direito da defesa.

Sistema: 4x4x2

Onze Provável: Matheus; Víctor Gómez, Serdar, Paulo Oliveira e Cristián Borja; Roger Fernandes, Vítor Carvalho, João Moutinho e Bruma; Abel Ruiz e Simon Banza.

Castigados: Nada a registar.

Lesionados: Adrián Marin, Ricardo Horta e Niakaté em dúvida.

Roger Fernandes no momento dos festejos @SCBragaOficial

Figura: Roger Fernandes. O extremo, de apenas 18 anos, é titular há quatro partidas consecutivas que coincidentemente o SC Braga venceu todas e com forte contributo de Roger. O jogador natural da Guiné-Bissau contribuiu diretamente para quatro golos, neste período, tendo apontado dois e feito a assistência para outros tantos. O jovem extremo também boas recordações do Rio Ave, pois na 1.ª volta saiu do banco para fazer as duas assistências para os golos que garantiram a reviravolta (2-1) e os três pontos.

O que disse Artur Jorge: “Espero um jogo muito difícil, face ao contexto, ou seja, a qualidade da equipa do Rio Ave que se reforçou muito e bem neste mercado de inverno que tem objetivos maiores do que o que transmite a classificação, neste momento. Percebo o discurso, mas é mais no plano interno, pois está a apenas um ponto do playoff de descida. Também nós estamos alerta, porque é uma equipa que precisa de pontos e com bons jogadores.”