Luís Freire: «Vamos ter um Rio Ave a querer superar-se com o SC Braga»
Técnico da formação vila-condense satisfeito com a exibição da sua equipa diante do Boavista. (Foto: RIO AVE)

Luís Freire: «Vamos ter um Rio Ave a querer superar-se com o SC Braga»

NACIONAL08.03.202413:49

Treinador do Rio Ave fez hoje a antevisão do jogo com os guerreiros do Minho

Depois de ter roubado pontos ao FC Porto (fora) e ao Sporting (casa), o Rio Ave quer manter-se na tendência de retoma classificativa na receção ao SC Braga. A equipa de Luís Freire vem de dois empates com os leões e o Moreirense e deseja dar continuidade à recuperação na tabela, aspirando conquistar pontos (se possível a vitória) diante dos guerreiros do Minho. O treinador dos vila-condenses projeta uma partida complicada, mas acredita que pode surpreender o adversário a jogar em casa.

-- Como antevê este jogo com o SC Braga?

-- A minha antevisão deste jogo é que se trata de mais uma oportunidade para mostrarmos o valor dos nossos jogadores, perante um adversário que sabemos que é uma equipa que luta para os primeiros lugares e que está a três pontos do terceiro lugar. Sabemos que é um adversário muito forte, ofensivamente muito forte, que marcou sete golos nos últimos dois jogos e não sofreu nenhum. Vamos procurar contrariar esse poder de finalização da equipa do SC Braga e a sua organização. Estamos também identificados para o que vai ser o jogo e preparados para vários cenários até, para a capacidade de pressão do SC Braga, mas temos de os desafiar e que nos desafiar a nós também. Vamos procurar também mostrar a nossa competência, a qualidade dos nossos jogadores e com o apoio do público, que é muito importante também e em casa tem feito a diferença. Temos recuperado na tabela também por causa dos adeptos. E não tenho dúvidas que às vezes os empates não são derrotas por causa dos adeptos e outras vezes as vitórias aparecem porque foram os adeptos que nos empurraram. Temos aqui também um fator casa importante para nós. Como disse, este jogo é mais uma oportunidade grande e um desafio também àquilo que é a nossa ambição comum.

-- Aquilo que a equipa fez contra o Sporting, um adversário teoricamente mais forte, dá-lhe mais confiança para este jogo?

-- Nós temos feito bons jogos, mesmo os que perdemos, contra estas equipas. Com o Sporting e com o FC Porto, por exemplo, mas também o SC Braga sabe a festa que fez quando marcou o golo no jogo de lá aos 97 minutos. Na Luz também tivemos uma exibição muito conseguida até aos 60 minutos. Depois no Dragão empatámos e agora com o Sporting também discutimos o jogo até ao fim. Vai ser novamente um jogo dentro destes parâmetros, muito competitivo e em que vamos ter um Rio Ave a querer superar-se e mostrar o seu valor. O grupo está muito comprometido, trabalhou muito bem esta semana toda. Eles são muito competitivos. Portanto, acredito que a equipa vai estar mais uma vez preparada, com o sentimento certo, pois as sensações que tivemos foram muito boas durante a semana. Vamos dar muita luta também ao SC Braga e o objetivo é ganhar os três pontos.

-- O Rio Ave é agora uma equipa com mais argumentos que lhe permitem dar o salto na tabela?

-- Fizemos 11 pontos desde janeiro quando até ao mês de dezembro tínhamos feito doze! Ou seja, nos últimos dois meses fizemos quase tantos como nos outros quatro ou cinco e vai começar agora o terceiro mês. Isso também se deve à capacidade que nós temos de ser competitivos, nós já éramos competitivos na 1.ª volta, mas acabámos por também um calendário mais difícil. Agora, claro que a chegada de novos jogadores ajudou o grupo a ter mais soluções. A ser também uma equipa diferente com mais argumentos, mais soluções e mais capacidade.