Regulamento protege o Estoril... e Mateus deve permanecer até junho
Canarinhos não perspetivam perder Mateus Fernandes, cuja entrada no onze coincidiu com a melhoria nos resultados; já cumpriu o triplo dos jogos exigidos pelo regulamento e o Sporting não pode ordenar o seu regresso
As últimas semanas de progresso do Estoril, tanto na qualidade exibicional como nos resultados, contam com um visível contributo de Mateus Fernandes, que com prestações de qualidade garantiu a titularidade no onze estorilista nos últimos dois encontros, que coincidiram com a melhor fase da época até ao momento e duas vitórias muito importantes sobre o FC Porto (1-0) e o Casa Pia (4-0).
A influência de Mateus foi tão expressiva que chamou atenções, incluindo do… detentor do seu passe, o Sporting. É sabido que o médio goza de muito reconhecimento na estrutura leonina, que o cedeu aos canarinhos precisamente para que tivesse espaço de manobra – e este está a aproveitar devidamente a oportunidade, emprestando uma notória qualidade com bola aliada a compromisso defensivo que estará a agradar sobremaneira.
Na perspetiva do Sporting, Rúben Amorim perdeu Hidemasa Morita para as próximas semanas e não encontra um jogador com as suas características no atual plantel. Mais semelhante ao japonês, o Sporting poderia ter... Mateus, que alinha no mesmo 3x4x3 com que competem os leões e merece total confiança de Amorim, que até lhe concedeu alguns minutos de utilização frente ao Casa Pia, na 3.ª jornada, dias antes de sair por empréstimo.
O Sporting segue, por isso, com toda a atenção este empréstimo ao emblema da Linha de Cascais e o regresso antecipado do internacional sub-21 seria visto com muito bons olhos em Alvalade, mas contra isso deverá colocar-se o Estoril, que tem a faca e o queijo na mão. Mateus Fernandes está cedido até ao final da temporada e o acordo, apurou A BOLA, não contempla qualquer cláusula de regresso.
A posição do Estoril, à luz dos regulamentos, é ainda reforçada, visto que a alínea b do Artigo 78.º, ponto 9, aponta para que apenas no caso de o jogador emprestado não ter cumprido mais do que três jogos, no mínimo de 45 minutos, o clube detentor do passe possa solicitar o retorno antecipado.
«A cessação por acordo das partes, desde que o jogador, entre o início da vigência da cedência temporária e 31 de dezembro seguinte, não tenha participado em pelo menos três jogos oficiais, no mínimo 45 minutos em cada jogo, pelo clube cessionário», pode ler-se no artigo em concreto. Ora, neste momento o médio de 19 anos já cumpriu... o triplo do número exigido, tendo já participado em nove partidas da Liga, seis delas enquanto titular.
Desta forma, e com o Estoril a mostrar-se pouco inclinado em perder, a meio da época, um elemento que começa a revelar-se fundamental para o seu processo, a faca e o queijo estão nas mãos dos canarinhos, pelo que apenas resta aos leões negociar um acordo caso pretendam contar com Mateus Fernandes de volta mais cedo.
O Sporting poderá tentar convencer o Estoril a abrir mão do atleta pela via negocial, situação que o emblema da Amoreira poderia aceitar, até porque existem boas relações entre os dois clubes e há cerca de um ano, ainda antes de reabrir o mercado, o próprio Sporting solicitou o regresso antecipado de Gonçalo Esteves devido à sua escassa utilização, fazendo uso do artigo acima descrito.
Se no que toca ao lateral direito não foi necessária qualquer negociação, o mesmo não se pode dizer do caso de Erison, atacante brasileiro que se encontrava emprestado ao Estoril pelo Botafogo, o que não inviabilizou o negócio entre o emblema carioca e o São Paulo, com os direitos do conjunto da Amoreira a ficarem devidamente salvaguardados.
Existem, por isso, exemplos claros de que o Estoril permite regressos antecipados desde que, no fim, a administração estorilista se considere ressarcida pela sua perda, o que ainda deixa em aberto uma possibilidade de êxito para o Sporting caso seja, efetivamente, decidido que o regresso de Mateus Fernandes será para avançar já. No entanto, essa possibilidade parece altamente improvável e tudo indica que o centrocampista irá cumprir integralmente o empréstimo na Amoreira.