Sporting: Mateus Fernandes já em Inglaterra
Mateus Fernandes voltava esta época a Alvalade depois de empréstimo ao Estoril. IMAGO

Sporting: Mateus Fernandes já em Inglaterra

NACIONAL18.08.202423:36

Médio despediu-se na Academia e ao final da tarde viajou para terras britânicas, onde vai representar o Southampton. Sporting recebe 15 milhões mas o negócio pode chegar aos 20. Leão reserva 10 por cento do valor em futura venda

Manhã de adeus na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, final de tarde de domingo de partida para Inglaterra, onde vai assinar contrato com o Southampton. Mateus Fernandes despediu-se dos companheiros e viajou para a nova casa no mesmo dia, o Sporting, com a transferência do médio de 20 anos, recebe 15 milhões de euros fixos mas o valor final do negócio pode chegar aos 20 milhões, porque a administração dos verdes e brancos reserva 10 por cento do valor de futura venda do passe do jogador.

«O Mateus Fernandes pode sair. São aqueles dilemas do nosso clube, queremos manter todos mas temos de fazer essas decisões, por isso é que não jogou», disse Rúben Amorim no final da goleada por 6-1 ao Nacional, num jogo em que, mesmo sem Hjulmand, que se lesionou, o jovem leão não saiu do banco.

Na Madeira, o treinador não revelou o clube de destino do médio, A BOLA logo avançou online que era o Southampton e adiantou também o valor de 15 milhões. Acrescentam-se as variáveis por objetivos, até 5 milhões de euros, e os 10 por cento na venda futura.

Da Madeira viajou então Mateus Fernandes com a comitiva leonina ainda na noite de sábado. Este domingo de manhã foi à Academia, onde treinou o plantel principal, arrumou o cacifo, despediu-se dos colegas e fez as malas para terras britânicas, onde já está. Prepara-se para assinar contrato com o clube que ficou em 4.º lugar no Championship e que conseguiu a subida à Premier League.

Mateus Fernandes, recorde-se, esteve cedido ao Estoril na época passada – 35 jogos, um golo e três assistências – e as boas exibições abriram-lhe as portas para regresso a Alvalade, mas não vai, no entanto, ficar no plantel. O Sporting já tinha recebido uma proposta para vender o jogador há um ano, mas entendeu que o melhor seria uma cedência para que Mateus Fernandes evoluísse. A verdade é que o médio valorizou-se ao serviço dos canarinhos e agora gera importante encaixe financeiro.

Os leões, este verão, já venderam os passes de Paulinho, por 8 milhões de euros ao Toluca; de Nazinho, com o acionar da cláusula de compra de 2 milhões por parte do Cercle Brugge; de Fatawu, também cláusula acionada por 17 milhões — neste último a administração verde e branca arrecada 9,1 milhões, depois de entregar 50 por cento da mais-valia (€7,9 milhões) ao Steadfast, clube que em 2022 lhe vendeu o passe do extremo por 1,2 milhões.

O MEIO-CAMPO

Com a saída de Mateus Fernandes para Inglaterra, o meio-campo do Sporting fica com menos uma solução. Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Daniel Bragança são claramente os três jogadores a ter em conta para o miolo, há ainda Dário Essugo, para quem se procura solução mas que agora, com menos um elemento no setor, espera decisão final de Rúben Amorim – na temporada passada, recorde-se, o jovem português foi cedido em janeiro ao Chaves, onde teve oportunidade para evoluir, tendo participado em 14 jogos dos flavienses, que acabaram por descer à Liga 2.

Por outro lado, está a chegar o ala/extremo uruguaio Maximiliano Rodrigues, dos mexicanos do Toluca. Com isso, com mais essa solução para a esquerda, pode sempre Pedro Gonçalves aparecer mais vezes ao meio, como já algumas vezes aconteceu sempre que faltou alguém no miolo por lesão ou castigo.

À procura de colocação está Koba Koindredi, que na época passada chegou do Estoril, a quem o Valência o tinha emprestado, mas que está a trabalhar fora do plantel principal.