Estoril: Atlético foi teste físico (com sucesso) para Mangala
Eliaquim Mangala em ação em jogo do Estoril, pela Liga de futebol. Foto: Estoril Praia SAD.

Estoril: Atlético foi teste físico (com sucesso) para Mangala

NACIONAL19.11.202318:35

Utilização do francês no jogo-treino ante o emblema da Liga 3 foi encarado pelos responsáveis dos canarinhos como um teste à sua condição e este cumpriu com distinção e sem quaisquer queixas

O plantel do Estoril cumpriu este domingo uma folga depois de ter realizado, com sucesso, um jogo-treino frente ao Atlético, da Liga 3. Mais do que o triunfo alcançado, Vasco Seabra encarará com muita satisfação o facto de ter o seu plantel praticamente disponível na sua totalidade.

Com alguma surpresa, os canarinhos promoveram o regresso dos franceses Harouna Sy e Eliaquim Mangala, sendo que este último alinhou inclusivamente como titular num encontro que foi colocado pelos responsáveis técnicos e clínicos do emblema da Linha de Cascais como um teste à aptidão do central.

O exame foi, pelo que A BOLA pôde apurar, extremamente bem-sucedido, com Mangala a não sentir qualquer tipo de incómodo e a realizar uma primeira parte muito bem conseguida ao nível físico, colocando para já os receios dos responsáveis estorilistas. O experiente defensor, que em Portugal se notabilizou ao serviço do FC Porto, não acusou qualquer queixa durante e após o jogo, parecendo desta feita plenamente recuperado dos problemas musculares que o têm afastado de competição.

Recorde-se que Eliaquim Mangala não atua de forma oficial há quase três meses, desde que a 25 de agosto foi obrigado a pedir substituição na deslocação à Reboleira, para defrontar o Estrela da Amadora (derrota por 2-1), com queixas de ordem muscular. Na altura, não lhe foi detetada qualquer lesão, mas os responsáveis médicos do Estoril detetaram elevado risco de lesão e decretaram repouso absoluto, mas as semanas foram passando sem que o jogador recuperasse os índices suficientes para regressar.

As limitações musculares prolongaram a ausência de Mangala relativamente ao que era esperado, com o próprio Estoril a optar não arriscar e a decidir apenas promover o regresso do defensor quando este estivesse próximo da sua máxima condição…e esse dia parece ter chegado, pelo que, desde que o gaulês não conheça nenhum retrocesso, deverá voltar à competição dentro de uma semana, na receção ao Mafra pela 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Restará perceber se Mangala regressa diretamente para o onze inicial, o que provocará uma interessante dúvida sobre qual será a escolha de Vasco Seabra para o trio de centrais, sendo que Bernardo Vital, Pedro Álvaro e Volnei Feltes têm formado o setor defensivo nos últimos oito jogos oficiais. Volnei será, nesta altura, o principal candidato a sacrificado, mas terá a palavra o técnico dos canarinhos.