França PSG é bicampeão francês! (veja os golos)
O Paris Saint-Germain revalidou na noite deste domingo o seu título de campeão da Ligue 1 conquistado em 2021/22, e venceu a prova pela nona vez nas últimas 11 épocas, ao empatar 1-1 em Estrasburgo, no seu encontro da 37.ª e penúltima jornada, obtendo o ponto que lhe faltava para que Nuno Mendes (lesionado, ficou de fora), mas também Danilo Pereira, Renato Sanches e Vitinha – todos eles titulares no onze dos parisienses – festejarem desde já a conquista do título francês.
A alegria explodiu em Paris e nos adeptos do PSG quando aos 59’ o argentino Messi inaugurou o marcador (0-1), a passe de Mbappé, para a formação orientada por Christophe Galtier. O melhor que o Estrasburgo, treinado por Frederic Antonetti, conseguiu, foi igualar (1-1), por intermédio de Kevin Gameiro. É o 11.º título do PSG, agora o mais ganhador de sempre da Ligue 1 em absoluto: tinha dez, tantos quantos o St. Etiénne e o Marselha.
O Lens, segundo classificado, que estava a seis pontos e apenas com dois triunfos e dois desaires do PSG – mais um apreciável número de golos para efeitos de desempate que teria de marcar, no caso de igualdade pontual das duas equipas, vantagem dos parisienses – ficou, assim, matematicamente impossibilitado de ‘agarrar’ o agora bicampeão.
O Lens goleou o Ajaccio por 3-0, resultado construído na primeira parte, com golos do colombiano Deiver Machado (1-0, aos 16’), de Adrien Thomasson (2-0, aos 22’) e Lois Openda (3-0, aos 37’), mas de nada valeu: o PSG é campeão.
Já o Lille, formação orientada por Paulo Fonseca, que que contou com o defesa-central internacional português José Fonte a titular e capitão, recebeu e venceu o Nantes, ‘de virada’, por 2-1: Quentin Merlin adiantou os visitantes no marcador (0-1) aos 43’, mas dois penáltis convertidos por Jonathan David, aos 51’ e 88’, permitiram aos ‘Dogues’ (sem contarem com André Gomes, lesionado) vencerem por 2-1.
Já em Marselha, com Vitinha a substituir ao intervalo Nuno Tavares na formação orientada por Igor Tudor, no Estádio Velodróme o Brest venceu por 1-2. Magnetti adiantou os visitantes (0-1) no marcador aos 57’, e o congolês Chancel Mbemba (ex-FC Porto) igualou (1-1) para os anfitriões aos 55’. Mas um golo de Camara, aos 81’, deu os três pontos ao Brest, na noite em que a festa será… em Paris.
Veja aqui os golos do empate do PSG em Estrasburgo: