Paragem de (muito) trabalho: é hora de afinações no FC Porto
Foto IMAGO

Paragem de (muito) trabalho: é hora de afinações no FC Porto

NACIONAL09.10.202320:14

Sérgio Conceição ‘agradece’ janela para consolidar processos de jogo dos reforços e não só. Só Alan Varela cabe no top-11 dos mais utilizados

A paragem das competições domésticas para os compromissos das seleções foi recebida de braços abertos por Sérgio Conceição. «Esta pausa vai ser boa para recuperar um ou outro lesionado, para continuar a trabalhar. Quanto mais tempo de trabalho tivermos, melhor para a equipa», atirou o treinador dos dragões após o triunfo sobre o Portimonense.

Percebe-se a ideia, perante um FC Porto que tem marcado poucos golos e sofrido mais do que é habitual, e ainda mais sabendo-se que por entre os novos reforços apenas um ousou entrar já no top-11 dos mais utilizados por Conceição neste início de temporada: o argentino Alan Varela.

O médio de 22 anos, com participação em 7 dos 11 jogos já riscados do calendário 2023/2024, seis dos quais como titular, já perfaz 490 minutos de ação, sendo o 9.º mais utilizado. 

Nenhum outro reforço conseguiu tal proeza. Mas no top-16 descobrimos mais duas caras novas: o médio espanhol Nico González, o 13.º jogador com mais minutos (354, distribuídos por sete jogos) neste início de época, e o compatriota deste, Iván Jaime, 15.º mais utilizado por Conceição até agora, com 275 minutos de ação no total de sete partidas. 

Fran Navarro (172'), Francisco Conceição (36') e Jorge Sánchez (26') nem entram ainda no top-20. A paragem deve contribuir para mudar o cenário e entre os reforços só o espanhol Nico González tem seleção (sub-21), pelo que o treinador do FC Porto terá tempo para consolidar os processos de jogo das caras novas desta temporada e de afinar os processos coletivos.