U. Leiria-Marítimo, 1-1 Marcar foi Tabu numa baliza com Aço (crónica)
Guarda-redes do Marítimo foi o Homem do Jogo e deu um ponto à equipa do Funchal
Ninguém se riu em Rio Maior, nem pareceu que alguém o quis realmente. União de Leiria e Marítimo empataram a uma bola, na sexta jornada da Liga 2, num jogo que teve mais agressividade que qualidade.
Embora o jogo tenha começado com os unionistas por cima, foi o Marítimo o primeiro a criar perigo: aos sete minutos, Patrick apareceu na área após boa desmarcação e quase surpreendeu Kieszek, mas a defesa unionista sacudiu para canto. Três minutos depois foi a vez do conjunto da casa tentar a sorte, através de um remate de longa distância de Crystopher, mas a bola saiu ao lado.
Aos 11 minutos, eis que surge o primeiro caso da tarde. O árbitro Gonçalo Neves mostrou o vermelho direto a Rodri, após entrada imprudente sobre Jair Mateus, deixando a equipa liderada por Jorge Silas em apuros. No entanto, após revisão no VAR, Gonçalo Neves decidiu reverter a decisão e mostrou apenas o amarelo. As boas notícias para o conjunto do Funchal não ficaram por aí e, aos 20 minutos, foi marcado penálti para os visitantes, depois de Habib Sylla acertar em Empis dentro da área ao tentar cortar a bola com um carrinho. O lance passou despercebido a Gonçalo Neves, que só assinou grande penalidade após nova consulta no VAR. Na sequência, Euller não perdoou e abriu o marcador.
Com o Marítimo em vantagem, a equipa do lis ficou mais atrevida, mas esbarrou em Gonçalo Tabuaço, guarda-redes do conjunto madeirense que um esteio na baliza. O guardião de 23 anos, nomeado Homem do Jogo, parou um remate de longa distância de Alisson, aos 26’, tendo protagonizado um dos momentos da tarde aos 42’, quando desviou, com a ponta dos dedos, uma bomba de Ryan que só parou na trave. Apesar de se terem jogado nove minutos de tempo adicional, fruto das longas paragens devido a jogadores no chão e as consultas no VAR, o resultado não mudou até ao intervalo.
O segundo tempo começou com o Marítimo mais forte, a ameaçar primeiro, mas a U. Leiria rapidamente inverteu o rumo do jogo, procurando o empate e conseguindo-o aos 58 minutos: grande jogada individual de Daniel dos Anjos, a entrar na área e a driblar vários adversários até a bola beijar a rede. Estreia do avançado brasileiro a marcar nesta edição da Liga 2.
O resto do segundo tempo foi sempre muito dividido, ainda que sem grandes ocasiões para as duas formações, que pareceram sempre mais preocupadas em não perder do que propriamente em ganhar. Não obstante, aos 67 minutos, Gonçalo Tabuaço voltou a brilhar: o árbitro assinalou grande penalidade para os unionistas, Christopher foi chamado a bater mas permitiu a defesa do guardião de 1,89m. Na recarga, o brasileiro atirou à barra. O marcador não se voltou a alterar até ao apito final.
Com este resultado, a União de Leiria ocupa a sexta posição da Liga 2, com nove pontos, ao passo que o Marítimo, que segue numa sequência de cinco jogos sem vitórias, ocupa o 13.º lugar com seis pontos.