José Mourinho castigado após arrasar arbitragem e futebol turco

Treinador do Fenerbahçe suspenso por um jogo e multado em cerca de 26 mil euros

José Mourinho foi castigado pela Federação Turca de Futebol, na sequência do jogo com o Trabzonspor, que o Fenerbahçe venceu, por 3-2, na 11.º jornada do campeonato. O treinador português arrasou a arbitragem e o futebol turco e a federação não perdoou.

Mourinho terá de pagar cerca de 1.500 euros e cumprir um jogo de suspensão – não poderá estar no balneário nem no banco –, devido a «comportamento antidesportivo para com os adeptos da equipa adversária». Além disso, o técnico português terá ainda de desembolsar cerca de 24 mil euros pelas declarações da flash e na conferência de imprensa depois da partida, onde criticou duramente a arbitragem e o futebol turco.

«As declarações em questão são contrárias ao desportivismo, à ética desportiva ou ao conceito de fair play, prejudicam a reputação da federação, visam diminuir o futebol turco, colocam em causa a imparcialidade dos árbitros», pode ler-se, em comunicado da Federação Turca de Futebol.

«Não vimos o Atilla Karaoglan em campo, mas ele foi o homem mais importante da partida, sendo um homem invisível. Falo em nome de todos os adeptos do Fenerbahçe, não o queremos mais. Não queremos este árbitro, como VAR nem como árbitro de campo. Jogamos contra bons adversários, mas também jogamos contra o sistema. Isso é o mais difícil. Jogámos contra o VAR, contra o sistema. Foi por isso que festejámos assim depois de termos ganho», disse Mourinho depois do jogo, abordando também o futebol turco.

«Conhecia outros clubes importantes na Turquia, mas não podia acreditar que fosse desta dimensão. É demasiado obscura e cheira mal. Mas é o meu trabalho e vou dar tudo pelo meu clube. Não tenho nada contra Trabzonspor. Penso que não há muita gente que veja a liga turca. Em Londres, apenas o meu filho vê. Mais ninguém», afirmou ainda.