Sporting e Benfica 'atacam' clássicos de domingo com (muito) mais descanso
António Silva e Viktor Gyokeres no dérbi de abril de 2024 (IMAGO)

Sporting e Benfica 'atacam' clássicos de domingo com (muito) mais descanso

Leões terão mais 48 horas e 45 minutos para descansar e treinar do que os guerreiros; águias com mais 24 horas comparativamente aos dragões!

 Os seis primeiros da Liga defrontam-se já no domingo e os dois jogos poderão revolucionar a classificação, numa altura em que o Benfica tem ainda um jogo em atraso (Nacional, fora), que deverá realizar-se apenas a 19 de dezembro. Ou seja, daqui a mês e meio.

Assim, no domingo, por volta das 22h30, a Liga poderá ter dois líderes (Sporting e FC Porto) em vez de apenas um (Sporting), caso os dragões ganhem no Estádio da Luz e os leões percam na Pedreira, sendo que, neste caso, Benfica e SC Braga inverterão as suas posições, com águias a descerem para o 4.º lugar e os guerreiros a subirem ao 3.º, com um ponto de vantagem. Isto, claro, ainda com o tal jogo em atraso dos encarnados.

Há ainda o Santa Clara-V. Guimarães, jogo entre o 5.º e o 6.º classificados, a partir das 16h30 também de domingo. Estão em igualdade pontual (18 pontos), com os vimaranenses em vantagem por terem melhor diferença de golos: 12-10 contra 13-12.

Se o SC Braga não ganhar ao Sporting e V. Guimarães vencer nos Açores, haverá um novo 4.º classificado, com os vimaranenses a ultrapassarem os bracarenses (se ambos terminarem a jornada com 21 pontos, o desempate é favorável à equipa de Rui Borges, pois venceu em Braga por 2-0, na jornada 5).

Se for o Santa Clara a bater o V. Guimarães, ficará isolado no 5.º lugar, eventualmente em igualdade com o SC Braga, se este empatar com o Sporting. Ou mesmo na 4.ª posição, caso vença e o SC Braga seja derrotado pelo líder da Liga.

Muito do posicionamento no topo da classificação no final da jornada 11 dependerá de questões de ordem física, pois os cinco primeiros tiveram jogos europeus a meio da semana e, por isso, terão maior desgaste.

O Elfsborg-SC Braga terminou às 20h30 de quinta-feira e o SC Braga-Sporting começará às 18h45 de domingo. Os guerreiros que concluíram o jogo de Boras e jogarem de início frente ao campeão nacional terão, assim, menos de 72 horas de descanso. Exatamente 70 horas e 15 minutos.

Os jogadores do Sporting que terminaram o jogo com o Manchester City na terça-feira e iniciarem, no domingo, o da Pedreira terão muito mais tempo de descanso: 119 horas. Pelo meio, os guerreiros tiveram a viagem da Suécia até Portugal e os leões viajarão de Lisboa até Braga. Os jogadores do Sporting terão, pois, mais 48 horas e 45 minutos para descansar e treinar. É uma grande diferença!

Passa-se quase o mesmo entre os jogadores de Benfica e FC Porto. As águias que terminaram o jogo em Munique na quarta-feira e que iniciem o encontro da Luz no domingo terão 95 horas para se restabelecerem fisicamente. Os dragões que concluíram o jogo de Roma de quinta-feira e começarem o da Luz no domingo terão 71 horas de descanso entre os dois jogos. Menos 24 horas de descanso para os dragões!

Passa-se o mesmo no Santa Clara-V. Guimarães. Os açorianos jogaram em casa do Nacional na segunda-feira, com o jogo a concluir-se por volta das 22 horas. Defrontarão os vimaranenses no domingo, a partir das 16h30. Terão, pois, quase 140 horas de descanso.

O V. Guimarães é, por outro lado, a equipa portuguesa presente na Europa mais penalizada. Terminou o jogo com o M. Boleslav pelas 21h45 de quinta-feira e voltarão a jogar pelas 16h30 de domingo, nos Açores. Ou seja, parte dos seus principais jogadores terão apenas 66 horas e 45 minutos. Muito menos do que o Santa Clara, claro, e bem menos do que o intervalo adequado para os jogadores recuperarem a 100 por cento (72 horas, no mínimo).