Debast e as críticas da estrela de seleção belga aos companheiros após a derrota com a França
Apesar de ter apenas 20 anos, Debast já acumula 12 internacionalizações pela Bélgica, tendo marcado presença no Euro-2024. Os diabos vermelhos têm estado aquém do esperado e na última paragem para as seleções perderam (0-2) com a França, num desaire que motivou críticas fortes da estrela Kevin de Bruyne a alguns companheiros de equipa.
Defesa central belga explicou relação com o treinador, os primeiros contactos, e a forma de trabalhar que o surpreendeu. «Comecei a ver jogos do Sporting em janeiro. Senti que estava preparado para dar esse passo», disse
No entanto, Debast relativizou o sucedido. «O Kevin disse ao grupo o que tinha a dizer. Fez um discurso no balneário e o que ele disse fica conosco. Um líder que expressa o que acha fará da equipa mais forte. O que importa é o que dizemos uns aos outros, cara a cara. Vejo-o como algo positivo», apontou.
No final do encontro diante dos gauleses, o jogador do Sporting foi alvo de duras críticas. «Para vencer França temos de estar a 200 por cento. E esses 200 por cento não estavam lá naquele diz. Por isso, Kevin [de Bruyne] pode ter razão», reforçou.
Os momentos em que são anunciados os convocados para a seleção belga já fazem parte dum ritual de família. À espera de ver o seu nome de novo presente na próxima lista de convocados do selecionador da Bélgica, Debast revela que faz desse um ritual com a família. «Ainda sigo em direto o momento da convocatória. Faço uma videochamada com a minha família e ouvimos o selecionador a dizer os nomes. É um bom momento familiar», confessou.