Renovação de João Simões apalavrada com o Sporting
Jovem médio ganhou espaço com as lesões no meio-campo, agarrou lugar no plantel e vai ser continuar leão até 2030. Aposta forte no início da próxima temporada, altura em que já estará a 100 por cento
As lesões no meio-campo anteciparam a promoção de João Simões à equipa principal do Sporting, ainda com João Pereira. A resposta do médio que fez 18 anos no dia 6 de janeiro foi muito positiva, o algarvio de Portimão agarrou lugar no plantel principal e só deixou de entrar nas contas porque também o azar das lesões lhe bateu à porta. Mas o estatuto de leão de plantel principal já não lhe será retirado, antes vai ser reforçado com a renovação do contrato que, sabe A BOLA, está palavrada para o final da temporada, de forma a que o jovem leão comece a pré-época com o estatuto renovado.
Foi a 22 de novembro último que João Simões se estreou pela equipa A do Sporting. Aconteceu no jogo com o Amarante, 6-0 na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e pela mão de João Pereira, na estreia também do treinador na primeira equipa leonina, depois de Ruben Amorim ter saído para o Manchester United.
)
A passagem do antigo técnico da equipa B, agora no Alanyaspor da Turquia, pelo conjunto A ficou marcada pelos maus resultados e pelas muitas lesões que assolaram o plantel e lhe complicaram a vida a ele e também a Rui Borges, que o substituiu no comando do leão a partir de 26 de dezembro. Mas serviu para João Simões agarrar a oportunidade, tendo desde então participado em mais 17 jogos, tendo até marcado um golo (no 2-0 ao Nacional, na jornada 19) e feito uma assistência (no 1-1 com o Bolonha na Champions). E com tudo isso garantiu lugar cativo no plantel para a temporada 2025/2026.
Os números de João Simões não são ainda melhores apenas porque também o azar das lesões lhe bateu à porta a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito que o levou à sala de operações. Mas com o regresso certo ao plantel de Rui Borges para começar na próxima pré-temporada. Nessa altura já com o contrato prolongado, porque a renovação está já apalavrada.
)
O atual vínculo de João Simões com o Sporting, o seu primeiro como profissional, foi assinado em fevereiro de 2023. Nessa altura confessou um objetivo cumprido esta temporada. «Quero estrear-me pela equipa principal do Sporting, se possível no Estádio José Alvalade. É algo que ambiciono muito porque é o estádio que conheço desde miúdo e sempre tive vontade de jogar lá um dia», disse.
Agora prepara-se para a renovação, o primeiro contrato como pleno integrante da equipa A e que deve ter duração de cinco anos, até 2030, e naturalmente com a passagem para patamar mais alto na hierarquia salarial do plantel leonino.
Belíssima notícia. Considero o João Simões um grande jogador, digo isso aos meus amigos há dois ou três anos. Parabéns João