Marcus Edwards festeja golo pelo Burnley
Marcus Edwards soma dois golos pelo Burnley
Foto: IMAGO

Edwards quase a render 10 milhões ao Sporting

NACIONAL14.04.202518:36

Cláusula que obriga Burnley a exercer compra do avançado emprestado pelos leões está à vista…

Marcus Edwards está quase a render 10 milhões de euros ao Sporting. Sem espaço em Alvalade, o avançado de 26 anos foi emprestado ao Burnley, do segundo escalão de Inglaterra, no mercado de inverno mas subida à Premier League obriga o emblema do do Championship a pagar o referido valor aos verdes e brancos e assim a ficar com o inglês nos seus quadros de forma definitiva.

Quando faltam quatro jornadas para o final do campeonato, o Burnley está na segunda posição com 88 pontos, os mesmos do líder Leeds e com mais cinco do que o 3.º, o Shefield United. Está então em lugar de subida direta à Premier quando faltam disputar 12 pontos e tem cinco de vantagem para a primeira posição de play-off de subida, fase que já esta garantida pelo emblema de Edwards. O objetivo e ao alcance, porém, é a subida direta ao principal escalão de Inglaterra e que oferecerá os 10 milhões de euros aos verdes e brancos.

Na temporada passada, recorde-se, a administração leonina recebeu 17 milhões de euros do Leicester por Fatawu, avançado ganês emprestado aos foxes e que tinha cláusula idêntica, embora de valor mais alto, e que viria a ser automaticamente exercida com a subida direta do clube que atualmente ocupa o 19.º e penúltimo lugar da Premier.

Edwards foi pelo Sporting contratado ao Vitória de Guimarães em janeiro de 2022, €7,5 milhões por 50 por cento do passe — mais tarde, aquando da transferência de Pedro Porro para o Tottenham, os verdes e brancos adquiriam mais 15 por cento. Tem contrato com os verdes e brancos válido até junho de 2026 e cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Está agora prestes a render 10 milhões.

Os elogios de Tim Sherwood

A época está a correr muito bem a Edwards. Chegou ao Burnley em janeiro e soma 13 jogos, dois golos e uma assistências e tem recebido inúmeros elogios, um dos mais recentes de Tim Sherwood, referência do futebol inglês que deixou marca no Tottenham, onde chegou a cruzar-se com o leão na formação. Numa entrevista à Sky Sports recordou alguns episódios.

«Fiquei chocado quando deixou o Tottenham. Senti, naquela altura, que precisava de mais tempo. Mas talvez tenha perdido a paciência e a opção fosse dar um passo diferente na carreira. Foi para Portugal e funcionou muito bem. Regressou agora a Inglaterra e está a ser muito importante no grande campeonato do Burnley», disse.

«Scott Parker via muitos treinos quando estava nos spurs. Por certo detetou esse talento em Marcus Edwards. Sei que gostou do que viu no Sporting com o comando de Ruben Amorim. E deixe-me dizer... O Manchester United tem alguns jogadores piores do que Marcus Edwards. Surpreende-me que Amorim não tenha apostado nele. Tem um talento muito especial e é agradável aos nossos olhos», finalizou.

Sugestão de vídeo

Extremo inglês não esquece os antigos companheiros
0 seconds of 25 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
SNTV-'My Son's Told His Father Is A Thief' - Copa Del Rey Final Ref Breaks Down In Tears
01:26
00:00
00:25
00:25