Antevisão Sporting-Atalanta: favoritos empatados pela história
Diomande marcou o golo da vitória (2-1) do Sporting na 1.ª jornada do grupo D da Liga Europa, na Áustria, com o Sturm Graz

Antevisão Sporting-Atalanta: favoritos empatados pela história

NACIONAL05.10.202308:00

Leões e italianos lideram o grupo D depois de ganharem a Sturm Graz (2-1) e Raków (2-1)

A 2.ª jornada do grupo D da Liga Europa reserva duelo de favoritos em Alvalade. Sporting e Atalanta, os dois principais candidatos a seguirem para a fase a eliminar na prova, partilham a liderança com três pontos depois de os leões terem vencido o Sturm Graz na Áustria (2-1) e os de Bérgamo os polacos do Raków por 2-0 em Itália.

Não é o primeiro duelo entre portugueses e italianos. Sporting e Atalanta defrontaram-se por cinco vezes, com o histórico empatado: duas vitórias para cada equipa, numa história que em 1964 levou o leão à conquista da Taça das Taças: na primeira eliminatória dessa campanha os leões perderam 2-0 em Itália, ganharam 3-1 em Alvalade e no desempate em Barcelona deu… empate 1-1, com os verdes e brancos marcarem dois golos no prolongamento.

 A última vez que as duas equipas se defrontaram foi na temporada 1987/1988: nos quartos de final também da Taça das Taças empate a uma bola em Alvalade – os leões estão invictos em casa frente à Atalanta; já a Atalanta marcou em todos os jogos realizados frente ao Sporting.

Seis vitórias, nove empates e duas derrotas é o registo, positivo então, em Alvalade dos leões com equipas italianas, que não vencem na casa dos vetrdes e brancos há seis jogos – nas nove últimas receções a equipas italianas, o Sporting só perdeu uma, a última foi então em 2005: 0-1 com a Udinese, nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

A Atalanta, do treinador Gian Piero Gasperini, 65 anos, que colocou esta equipa no mapa do futebol europeu – e que também inspirou Rúben Amorim –, terminou a Serie A, na temporada passada, no 5.º lugar. Esta época segue na 6.ª posição, com 13 pontos, menos 5 que o líder Inter. Na última jornada recebeu e empatou com a Juventus (0-0).

Os leões querem dar sequência não apenas ao bom arranque europeu mas ao do campeonato português, que lideram isolados após sete jogos, seis vitórias e apenas um empate.

Em dia feriado, quando forem 17.45 horas, começa a rolar a bola em Alvalade, num final de tarde de céu pouco nublado, com as temperaturas a chegarem aos 25 graus à hora do jogo.

Sporting

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Adán; Diomande, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Esgaio, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Pedro Gonçalves; Gyokeres e Paulinho

Lesionados: Trincão

Figura: Gyokeres. A mais cara contratação em toda a história do Sporting – 20 milhões de euros que seguiram para o Coventry – chegou, viu e venceu de leão ao peito. Em sete jogos marcou seis golos, os dois últimos na derradeira jornada da Liga, ambos de penálti no 3-2 com o Farense – na Europa fez o 1-1 ao Sturm Graz, jogo na Áustria que terminou com vitória leonina por 2-1 (marcou Diomande). Em Alvalade já se suspira pelo internacional sueco, que promete continuar a marcar.

Gyokeres marcou ao Sturm Graz. MIGUEL NUNES/ASF

A antevisão de Rúben Amorim: «Não há favoritos. Atalanta joga num campeonato mais competitivo do que o nosso. No último jogo, frente à Juventus, foi a equipa mais dominadora e que mais perto da vitória esteve. Mas nós jogamos em casa, somos uma equipa forte, não quero dar o favoritismo, mas também acho que não temos o favoritismo. A Atalanta entrará em campo para vencer, nós também. O favoritismo é 50 por cento para cada lado. Não há favoritos. Foi uma semana curta mas boa. A Atalanta é uma equipa tão difícil de perceber que foram treinos mais confusos. A forma como o Gasperini prepara a equipa, como o De Roon se posiciona... é tão aleatório que tornou a semana estranha e diferente, os jogadores não estão habituados. Mas isso é bom porque os foca mais na tarefa. Queremos vencer. Mas é muito difícil encontrar o momento de pressão desta equipa. Os adeptos terão de ter paciência.»

Atalanta

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Juan Musso; Giorgio Scalvini, Rafael Tolói e Berat Djimsiti; Davide Zappacosta, Éderson, Marten de Roon e Matteo Ruggeri; Teun Koopmeiners, Charles de Ketelaere e Ademola Lookman

Lesionados: El Bilal Touré

Figura: Gianluca Scamacca. Chegou este verão do West Ham, a troco de 25 milhões de euros. Fez quatro jogos pela nova equipa e marcou dois golos, mas o internacional italiano (11 jogos pela seleção) tem estado lesionado. Recuperou para o jogo de Alvalade mas apesar das palavras do treinador Gasperini – «Ultrapassou os problemas musculares que teve, treinou bem nestes dias e sob esse ponto de vista é um jogador já recuperado, pode jogar de início» – pode começar no banco.

A antevisão de Gian Piero Gasperini: «O Sporting é uma equipa organizada, sem pontos fracos, estou seguro disso. As suas maiores qualidades são a capacidade ofensiva e a rapidez dos seus atacantes. Surgem em maior evidência os seus atacantes, mas é uma equipa muito compacta e vamos ter um jogo entre equipas bem organizadas.»