26 março 2025, 10:46
Guarda-costas de Maradona detido por falsos testemunhos
Julio César Coria apanhado em contradições nas suas declarações em tribunal
Veronica Ojeda testemunhou no julgamento de sete profissionais médicos acusados de negligência na morte, aos 60 anos, do antigo futebolista que levou a Argentina ao título mundial em 1986
Veronica Ojeda, ex-mulher de Diego Maradona, e um médico questionaram, na terça-feira, em tribunal, a decisão de levar para casa o antigo futebolista argentino, que morreu em 2020 após uma cirurgia, em vez de o internar.
Em causa está o julgamento de sete profissionais médicos acusados de negligência na morte, aos 60 anos, do antigo futebolista que levou a Argentina ao título mundial em 1986, enquanto estava internado em casa, nos arredores de Buenos Aires.
26 março 2025, 10:46
Julio César Coria apanhado em contradições nas suas declarações em tribunal
«Eu sabia que estavam a sequetrá-lo, tinha medo de tudo. Aliás, todas as vezes que eu saía, ele pedia-me para eu o levar», disse Ojeda, mãe do filho mais novo de Maradona – Diego –, num depoimento marcado por momentos de emoção.
11 março 2025, 17:17
É imputado o crime de falecimento por negligência da lenda do futebol a vários profissionais de saúde
Veronica Ojeda deixou críticas ao médico pessoal de Maradona, Luciano Luque, e à sua psiquiatra, Agustina Cosachov, dois dos réus no tribunal de San Isidro: «Mentiram na cara de todos e para toda a família.»
A ex-mulher de Maradona referiu que viu o antigo internacional argentino dois antes da morte.
12 março 2025, 08:41
Imagem do antigo futebolista muito inchado no leito de morte chocou presentes no tribunal, no arranque do julgamento
«Onde o Diego estava cheirava a urina e fezes, naquele dia eu disse que ele precisava de tomar banho e de se barbear porque não era correto estar daquela forma», contou, recordando como soube da morte do ex-marido.
«Foi pelo rádio. Estava no carro com o Dieguito, um jornalista avisou-me para ir à residência de Tigre [onde se encontrava Maradona com a equipa médica]. Quando cheguei, encontrei-o inchado e com espuma na boca. Saí e desmaiei», disse.
Segundo a acusação, os sete profissionais acusados no caso de negligência não prestaram os cuidados adequados a Maradona, o que poderá ter levado à sua morte. Os profissionais em julgamento, que neguem qualquer responsabilidade pela morte de Maradona, podem enfrentar uma pena de oito a 25 anos de prisão. O julgamento deverá durar até julho.