Sporting despede-se de Aurélio Pereira: «Mestre na sua área e pessoa consensual»
Frederico Varandas homenageou Aurélio Pereira (SPORTING CP)

Sporting despede-se de Aurélio Pereira: «Mestre na sua área e pessoa consensual»

NACIONAL08.04.202513:30

Comunicado diz que «será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal»

Em comunicado divulgado ao início da tarde desta terça-feira, o Sporting «manifesta o seu pesar pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível Senhor Formação, Sócio 3.226-0, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos».

Os leões recordam que Aurélio Pereira foi jogador da formação do clube, e que voltou depois de uma passagem pelo Futebol Benfica, onde se tornou treinador. «Em 1988, criou e passou a liderar o Departamento de Recrutamento e Formação e a história a partir daí é mais do que conhecida e reconhecida: encontrou grande parte dos maiores talentos nacionais e trouxe-os para o Sporting CP, onde cresceram e vingaram, passando depois para grandes palcos do futebol mundial», acrescenta o comunicado, que destaca jogadores como Paulo Futre, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, sem esquecer «talentos mais recentes».

«Foi um mestre em vida na sua área e uma pessoa consensual para todos», acrescenta o Sporting, com referência a dois prémios Stromp atribuídos a Aurélio Pereira, para além da atribuição do seu nome ao campo principal da academia de Alcochete, sem esquecer a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa e a Ordem de Mérito da UEFA.

«Em 2016, viu a Selecção Nacional portuguesa ganhar o Campeonato da Europa em França com o contributo de 10 jogadores por si descobertos, o que valeu o epíteto de "Os Aurélios"», acrescenta-se ainda.

«Será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal. Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço, dedicação, devoção e glória de Leão ao peito», conclui o comunicado.

Recorde a homenagem preparada para Aurélio Pereira por ocasião do 77.º aniversário, em outubro:

0 seconds of 41 minutes, 22 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
41:22
41:22