Adriano Firmino progride no terreno com a bola controlada, na visita do Santa Clara ao terreno do FC Porto
Adriano Firmino, médio do Santa Clara (Foto: IMAGO)

Santa Clara não perdeu apenas Vasco Matos para a receção ao Sporting

NACIONAL08.04.202521:36

Além da ausência do treinador no banco na partida do próximo sábado com os leões, após a expulsão frente ao V. Guimarães, açorianos também não podem contar com Adriano Firmino no miolo

A expulsão do treinador Vasco Matos no jogo do passado sábado, no Dom Afonso Henriques, que os açorianos perderam (0-2) para o Vitória de Guimarães, não fez deste a única baixa de peso para a receção do próximo sábado (18h00) ao Sporting - o técnico será substituído pelo adjunto Leandro Pires no papel principal.

Frente aos leões, agora mais pressionados depois de terem perdido o primeiro lugar da Liga para o Benfica na última jornada, o Santa Clara também não poderá contar com o médio brasileiro Adriano Firmino, igualmente por castigo.

O jogador de 25 anos, o quarto do plantel com mais minutos (2425) esta temporada, tem sido pedra basilar no meio-campo do Santa Clara, mas viu o quinto cartão amarelo frente aos vimaranenses e terá de cumprir partida de suspensão frente ao Sporting.

Esta temporada, Adriano Firmino ainda só falhara uma partida da Liga, a da 3.ª jornada, em Rio Maior, frente ao Casa Pia (2-0), depois de ter visto um cartão vermelho direto logo à 2.ª ronda, na receção ao FC Porto.

Nesse jogo frente aos gansos, Adriano foi rendido por Gustavo Klismahn, que em março passado acabou por deixar os Açores, para ser cedido aos japoneses do Vissel Kobe. Assim sendo, o jovem médio brasileiro Daniel Borges, 22 anos, espreita a estreia no onze do Santa Clara em jogos da Liga, perfilando-se como o candidato principal a render Adriano.

Não há duas sem três?

O Sporting não tem boas recordações dos confrontos desta temporada com o Santa Clara. Na primeira volta, recorde-se, os açorianos impuseram aos leões a primeira derrota na Liga, vencendo em Alvalade por 1-0, na 12.ª jornada, a 30 de novembro do ano passado, com um golo de Vinícius Lopes, apontado ao minuto 33.

Pouco mais de 15 dias depois, as duas equipas voltaram a enfrentar-se, mas nos oitavos de final da Taça de Portugal, de novo em Alvalade. Os leões marcaram primeiro, aos 74', por intermédio de Conrad Harder, mas os açorianos marcaram golo à beira do apito final, com Pedro Ferreira a fazer o 1-1 aos 90+8' e a levar o jogo para prolongamento, no qual Viktor Gyokeres resolveu para o Sporting, fazendo o golo da vitória aos 112'.

Ou seja, esta temporada o Sporting ainda não conseguiu vencer o Santa Clara em 90 minutos. Não haverá duas sem três?

Sugestão de vídeo:

Figura marcante não só da história do Sporting, mas também do futebol português, faleceu aos 77 anos
0 seconds of 42 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Em Lisboa festejou-se o regresso da energia
00:21
00:00
00:42
00:42