Young Boys-Sporting: fazer do sintético um tapete para o apuramento
Golo do Sporting contra o SC Braga. Foto: DR

ANTEVISÃO Young Boys-Sporting: fazer do sintético um tapete para o apuramento

NACIONAL15.02.202408:00

Leões procuram ganhar vantagem no play-off da Liga Europa

Regressam as competições europeias para o Sporting e logo com o 'play-off' da Liga Europa, com a disputa da primeira mão do acesso aos oitavos de final, frente aos suíços do Young Boys. O Estádio Wankdorf está equipado com relvado sintético, tema que levantou algumas preocupações de Rúben Amorim, tendo até poupado o capitão, Sebastián Coates, por esse motivo.

Um tema desvalorizado do lado dos helvéticos e que deixa de ser assunto a partir do momento em que o Sporting vai ter mesmo de jogar, independentemente das consequências. O leão quer fazer do sintético um tapete para o apuramento, já a pensar em ganhar vantagem para a segunda mão, em Alvalade.

O encontro tem pontapé de saída às 17h45 com arbitragem do françês Benoît Bastien.

Histórico de confrontos

Como não há registo de qualquer confronto oficial entre os dois emblemas, olha-se para os duelos do Sporting contra equipas suíças. Foram quatro derrotas em 17 duelos, o que até acaba por ser um saldo positivo, num total de dez triunfos.

O mais recente foi o Basileia, em 2012/13. Na fase de grupos da Liga Europa, o Sporting acabou mesmo por perder na Suíça por... 0-3. Em Alvalade houve empate a zero.

Sporting

Este leão não está para brincadeiras. Depois do que aconteceu em Famalicão, uma dupla resposta vitoriosa frente a UD Leiria e SC Braga, este último com uma goleada por 5-0. É mais um desafio para Rúben Amorim transportar o momento da equipa para as provas europeias e com ausências de peso: Coates, Paulinho e Diomande. Fresneda está de regresso e é a boa notícia.

De resto, fica para trás uma fase de grupos em que o Sporting apenas perdeu com a Atalanta.

Equipa provável: Adán; Matheus Reis, Inácio e Quaresma; Nuno Santos, Hjulmand, Morita e Catamo; Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres

Sistema tático: 3x4x3

Ausências: Coates, Paulinho, Diomande e St. Juste

Treinador: Rúben Amorim

«Esperamos uma equipa difícil, muito perigosa, com dois extremos perigosos, médios muito talentosos, centrais experientes»

Figura: Eduardo Quaresma

Todo o coletivo do Sporting tem de estar em destaque, mas Eduardo Quaresma tem mais uma oportunidade para brilhar, ainda para mais fruto da ausência de Coates. O jovem central vem moralizado com um golo diante o SC Braga e procura a afirmação europeia de leão ao peito, já depois de ter agarrado o lugar nas provas internas.

Young Boys

Contrariamente aos leões, os suíços chegam aqui depois de caírem da fase de grupos da Liga dos Campeões. Não ultrapassaram, como já seria de esperar, os favoritos Manchester City e Leipzig, mas ficaram à frente do Estrela Vermelha. São líderes do campeonato suíço, apesar de virem de um empate a três golos frente ao FC Lugano.

Equipa provável: Von Ballmoos; Lewis Blum, Ali Camara, Fabian Lustenberger e Jaouen Hadjan; Sandro Lauper, Lukasz Lakomy e Filip Ugrinic; Joel Monteiro, Cedric Itten e Ebrima Colley

Sistema tático: 4x3x3

Ausências: Loris Benito (lateral-esquerdo) e Kastriot Imeri (médio) 

Treinador: Raphael Wicky

«Conhecemos bem o Sporting, é uma equipa muito boa, um adversário que merece muito respeito»

Figura: Joel Monteiro

É o segundo melhor marcador da equipa no campeonato com seis golos e um extremo que pode ameaçar a baliza leonina. Curiosamente, estamos a falar de um jogador com dupla nacionalidade: suíça e portuguesa. Para ter uma vigilância apertada do trio de centrais do Sporting.