«Sintético? Falam sempre disso quando vêm aqui jogar…»
Treinador do Young Boys recusa qualquer crítica ao relvado
Raphael Wicky já fez a antevisão da receção do Young Boys ao Sporting.
O técnico suíço tem a consciência de que é um outsider. «Conhecemos bem o Sporting, é uma equipa muito boa, um adversário que merece muito respeito», destacou em conferência de imprensa, apesar de garantir que o momento de forma do adversário em nada mudou a forma de trabalhar da equipa. O Young Boys só chegou a esta fase pela «boa campanha na Liga dos Campeões», o que acabou por não acontecer aos leões que têm feito o percurso desde o início na Liga Europa. Na fase de grupos da competição milionária, os suíços não ultrapassaram, como já seria de esperar, os favoritos Manchester City e Leipzig.
Haaland foi uma valente dor de cabeça e agora as atenções estão sobre os possíveis estragos de Gyokeres à defesa helvética. Raphael Wicky desvalorizou o poder goleador do sueco e pediu foco no coletivo: «O Sporting tem um avançado que marca muitos golos, mas nas minhas preparações, aos meus jogadores, não falo sobre individualidades... Tenho os meus analistas, que esses sim, mostram vídeos aos jogadores sobre situações específicas. Prefiro falar sobre o coletivo.»
A questão mais polémica na conferência de imprensa foi o relvado sintético do Estádio Wankdorf, a casa que vai receber a primeira mão em Berna. Muito se tem falado nas possíveis consequências físicas para o plantel leonino que irá jogar num terreno artificial. Quando confrontado com essa questão, Raphael Wicky afastou qualquer tipo de desculpas para as equipas adversárias: «Falam sempre disso quando vêm aqui jogar… A única coisa que posso dizer é que a maioria dos jogadores cresceu a jogar em sintéticos, inclusive em Portugal. É um piso que permite que se jogue futebol normalmente, não tenho uma resposta para isso, é o que é e temos de saber lidar com isso». E colocou mesmo um ponto final no assunto: «Os jogadores mais técnicos podem notar alguma diferença, mas... também é o que é.»
Boas notícias para o Young Boys chegam com o regresso de Meschack Elia, que esteve ao serviço da RD Congo no CAN, e que pode já ser opção frente aos leões. Em sentido contrário, o ex-Benfica Loris Benito (lateral-esquerdo) está a contas com uma lesão prolongada e Kastriot Imeri (médio) enfrenta alguns problemas musculares – as duas baixas confirmadas para o jogo.
David von Ballmoos só pensa nos adeptos
Vai ter a difícil missão de evitar que o Sporting marque golos. David von Ballmoos, que leva 11 jogos esta temporada, sentou-se ao lado de Raphaël Wicky na conferência de antevisão e deverá ser, ao que tudo indica, o guarda-redes titular.
Pela frente, há nomes como Gyokeres, Pedro Gonçalves, Trincão e Marcus Edwards, mas o camisola 26 só pensa em dar uma alegria aos adeptos num Estádio Wankdorf que se espera lotado. «Cabe-nos garantir que a chama se espalhe imediatamente para os adeptos. Queremos ter mais uma noite agradável.»