'Ranking' da UEFA: Vitória iguala Benfica e Sporting passa a ser o melhor português da época
Portugal volta a encurtar distâncias para os Países Baixos. Segundo lugar no coeficiente anual mais seguro
Depois duma quarta-feira negra, com as derrotas de Benfica e SC Braga, Portugal voltou a recuperar no ranking da UEFA, graças aos triunfos de FC Porto, na Liga Europa, e Vitória de Guimarães, na Liga Conferência.
E com isso mais se aproximou do 6.º lugar dos Países Baixos. Se na véspera os neerlandeses tinham ganho 0,333 pontos a Portugal, ontem acabaram por perder 0,466 — a vitória do Ajax contribuiu com 0,333 pontos para os Países Baixos (2 pontos a dividir pelos 6 clubes que o país teve esta época nas provas europeias, embora já só 5 estejam em prova), mas AZ Alkmaar e Twente, derrotados, não somaram pontos. No caso português, os triunfos de FC Porto e Vitória de Guimarães somaram 0,400 pontos cada ao total (2 pontos a dividir por 5).
Portugal está agora a 3,184 pontos do 6.º lugar do ranking, que permite ter três equipas na Liga dos Campeões — duas diretamente na fase de liga e uma na terceira pré-eliminatória. O 7.º lugar dá apenas duas vagas — uma direta e uma na terceira pré-eliminatória...
É o que vai acontecer na próxima temporada (o ranking atual só define as entradas para 2026/2027), a não ser que Portugal termine com um dos dois melhores coeficientes anuais. Desde esta época, essa classificação confere um lugar adicional na Champions (que beneficiou, em 2024/2025, Alemanha e Itália).
Com os 0,800 pontos somados ontem, Portugal chegou aos 8,200 no ano — apenas atrás de Inglaterra, com 8,571, graças a campanha extraordinária dos seus 7 clubes (15 vitórias e 5 empates nas fases de liga). Mas a vantagem sobre o 3.º classificado, a Itália, aumentou — os italianos até venceram os três jogos em que participaram, mas como dividem por 8 acrescentaram apenas 0,750 pontos ao ranking.
Nestas contas, destaque para o contributo do Vitória de Guimarães para o ranking português. Com a vitória de ontem na Suécia, a oitava em oito jogos esta temporada na Europa, acrescentou 10 pontos (ou 2, dividindo pelos 5 clubes) às contas de Portugal (as vitórias nas pré-eliminatórias valem apenas um ponto), os mesmo que o Benfica (2 vitórias mais 6 pontos de bónus). O Sporting é o maior contribuinte da temporada até agora (11 pontos, ou 2,2 para o total).