Fangueiro: «SC Braga tem a responsabilidade de vencer, nós temos a responsabilidade de jogar à Leixões»
Treinador da formação de Matosinhos diz que a sua equipa está preparada para fazer frente aos minhotos. (Foto: IMAGO)

Fangueiro: «SC Braga tem a responsabilidade de vencer, nós temos a responsabilidade de jogar à Leixões»

NACIONAL22.11.202420:30

Técnico dos 'bebés do Mar' pede coragem aos seus atletas para a receção aos arsenalistas. As memórias de um duelo histórico com mais de 20 anos e o apelo à força do Estádio do Mar. A «admiração» por Carvalhal, o «abraço» que quer dar ao homólogo, mas durante o jogo...

O Estádio do Mar deverá estar engalanado, amanhã (18.30 horas), para o duelo entre o Leixões e o SC Braga, referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Apesar de estarem, atualmente, em realidades distintas, nortenhos e minhotos têm o direito de assumirem-se como dois clubes históricos do futebol português, pelo que se prevê um duelo de grande monta no mítico Estádio do Mar.

No lançamento desta partida, Carlos Fangueiro admitiu o poderio dos bracarenses, mas também apelou à entrega dos seus jogadores. Se assim for, e juntamente com o apoio dos acérrimos sócios e simpatizantes do Leixões, então poderá haver surpresa em Matosinhos. E na memória está a meia-final ganha pelos 'bebés do Mar' ao SC Braga, na época 2001/2002.

«Perspetivo um grande jogo, com aspetos táticos, técnicos e estratégicos que valorizem tudo aquilo que é o futebol, mas, fundamentalmente, o Leixões e os seus jogadores. Há algo que temos bem vincado na memória que é aquela meia-final jogada em Braga [época 2001/2002] e que nos levou, depois, para a final da Taça de Portugal. Este é um jogo diferente, com toda a certeza, mas nós temos história nesta competição e queremos novamente marcar a história. Ainda há um caminho longo para lá chegar, e quando falo em caminho longo falo em chegar à final, mas para isso temos de ultrapassar este degrau extremamente difícil, porque o SC Braga é um dos grandes do futebol português. Trabalhámos bem durante a semana e só peço aos jogadores que demonstrem aquilo que trabalhámos. Há dois tipos de responsabilidade. O SC Braga tem a responsabilidade quase total de chegar aqui e querer vencer, como é óbvio, e a nossa responsabilidade de querermos vencer jogando à Leixões. Com um ADN próprio, entrega, garra e um espírito de sacrifício muito grande. É isso que eu peço aos meus homens, que representem bem o símbolo que trazem ao peito. Se isso acontecer, juntando com a simbiose da bancada, acho que podemos fazer um grande jogo e perspetivar um resultado positivo. É isso que nós queremos e vamos fazer tudo para o conseguir», assumiu o técnico leixonense, citado pelos meios de comunicação do clube.

No outro banco estará alguém que Fangueiro muito admira, pelo que para o técnico dos guerreiros do Minho ficaram reservadas palavras especiais. Ainda que durante o jogo...: «É sempre especial encontrar o homem e o treinador que é o Carlos Carvalhal. Alguém que eu admirei sempre, fundamentalmente quando esteve aqui no nosso Leixões. Espero ter a oportunidade, antes do jogo, de estar com ele, dar-lhe um abraço e agradecer-lhe por tudo o que fez por este clube, mas a partir do momento em que a bola começa a rolar, as amizades deixam-se de lado e a confrontação vai ser grande, porque estou convencido de que as duas equipas vão fazer tudo para ganharem o jogo.»

SC Braga: o dia em que Carvalhal eliminou... os arsenalistas

19 novembro 2024, 18:52

SC Braga: o dia em que Carvalhal eliminou... os arsenalistas

Na época 2001/2002 conduziu o Leixões a um triunfo sobre o SC Braga nas meias-finais da Taça de Portugal. 20 anos depois, técnico guiou os minhotos à glória na prova rainha. Sábado há novo duelo entre bracarenses e matosinhenses

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer