A análise de Luís Mateus, editor-executivo de A BOLA, ao jogo na Luz frente ao SC Braga
0 seconds of 1 minute, 49 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DAS 6 - CASTIGOS PELA FESTA DE SAMU
01:44
00:00
01:49
01:49
 

SC Braga: todos os sonhos no mundo encantado dos minhotos

NACIONAL27.02.202519:46

Arsenalistas enfrentam reta final da época apenas com a Liga no horizonte. Pensamento a curto prazo, mas liderança está a… 6 pontos. Calendário difícil

Janeiro e fevereiro tiraram, mas janeiro e fevereiro também deram. Se no primeiro mês do presente ano civil o SC Braga caiu da Taça da Liga – derrota frente ao Benfica (0-3), nas meias-finais (0-3) – e da UEFA Europa League – a vitória sobre a Lazio (1-0) foi insuficiente para a continuidade na prova -, o segundo mês de 2025 levou à queda da Taça de Portugal – novo desaire diante do Benfica (0-1).

Mas os tempos mais recentes também trouxeram várias coisas boas aos arsenalistas. Afinal, nos últimos 12 jogos, os guerreiros do Minho somaram 8 vitórias e 1 empate (além das duas derrotas com os encarnados há ainda a somar uma outra no reduto do Union St. Gilloise), sendo que os resultados alcançados na Liga permitiram a chegada ao pódio e o acentuar de uma esperança que ninguém pode ousar contrariar: o SC Braga está a apenas 6 pontos da liderança, a cargo de Sporting e Benfica.

Passada em revista a caminhada dos bracarenses nas últimas semanas, é tempo de fazer contas à vida de olhar para a frente. E o futuro escreve-se com 10 letras: campeonato.

É (apenas) este o caminho que os comandados de Carlos Carvalhal têm para trilhar até final da presente temporada. São 11 paragens até ao destino e, como diz o poeta, o sonho comanda a vida. Mesmo que a viagem prometa oferecer obstáculos de dimensões consideráveis, vontade não faltará aos guerreiros. O típico chavão do jogo a jogo é o mote no balneário arsenalista e as contas far-se-ão no fim. O presente é mesmo o que conta.

Até porque olhar para o calendário dos minhotos é vislumbrar duras batalhas para travar. Dos 11 jogos que faltam disputar até ao final da Liga, o SC Braga joga 5 em casa e 6 fora: receções a FC Porto, Arouca, Aves SAD, Santa Clara e Benfica, deslocações aos redutos de Rio Ave, Farense, Sporting, Estoril, Famalicão e Casa Pia.

O crescimento da equipa tem sido evidente – de tal forma que permitiu a chegada ao pódio e consequente aproximação ao topo, com Sporting e Benfica a estarem apenas à distância de 6 pontos… - e mesmo com tanta juventude no seio do plantel, a verdade é que Carvalhal tem já uma equipa totalmente identificada com o processo e com níveis de maturidade que ainda não se tinham visto esta época.

É, pois, sob o mote de o próximo jogo ser o mais importante que o SC Braga vai entrar a fundo na reta final da temporada. Com a responsabilidade inerente à dimensão do clube, mas, em simultâneo, com os sonhos dos meninos bem presentes.