Arsenalistas enfrentam reta final da época apenas com a Liga no horizonte. Pensamento a curto prazo, mas liderança está a… 6 pontos. Calendário difícil
Janeiro e fevereiro tiraram, mas janeiro e fevereiro também deram. Se no primeiro mês do presente ano civil o SC Braga caiu da Taça da Liga – derrota frente ao Benfica (0-3), nas meias-finais (0-3) – e da UEFA Europa League – a vitória sobre a Lazio (1-0) foi insuficiente para a continuidade na prova -, o segundo mês de 2025 levou à queda da Taça de Portugal – novo desaire diante do Benfica (0-1).
Foi um jogo interessante, até pela irreverência arsenalista, com vitória, por números que deviam ter sido mais expressivos, de quem apresentou melhores argumentos. Minhotos só assustaram num lance de bola parada...
Mas os tempos mais recentes também trouxeram várias coisas boas aos arsenalistas. Afinal, nos últimos 12 jogos, os guerreiros do Minho somaram 8 vitórias e 1 empate (além das duas derrotas com os encarnados há ainda a somar uma outra no reduto do Union St. Gilloise), sendo que os resultados alcançados na Liga permitiram a chegada ao pódio e o acentuar de uma esperança que ninguém pode ousar contrariar: o SC Braga está a apenas 6 pontos da liderança, a cargo de Sporting e Benfica.
Passada em revista a caminhada dos bracarenses nas últimas semanas, é tempo de fazer contas à vida de olhar para a frente. E o futuro escreve-se com 10 letras: campeonato.
É (apenas) este o caminho que os comandados de Carlos Carvalhal têm para trilhar até final da presente temporada. São 11 paragens até ao destino e, como diz o poeta, o sonho comanda a vida. Mesmo que a viagem prometa oferecer obstáculos de dimensões consideráveis, vontade não faltará aos guerreiros. O típico chavão do jogo a jogo é o mote no balneário arsenalista e as contas far-se-ão no fim. O presente é mesmo o que conta.
Até porque olhar para o calendário dos minhotos é vislumbrar duras batalhas para travar. Dos 11 jogos que faltam disputar até ao final da Liga, o SC Braga joga 5 em casa e 6 fora: receções a FC Porto, Arouca, Aves SAD, Santa Clara e Benfica, deslocações aos redutos de Rio Ave, Farense, Sporting, Estoril, Famalicão e Casa Pia.
O crescimento da equipa tem sido evidente – de tal forma que permitiu a chegada ao pódio e consequente aproximação ao topo, com Sporting e Benfica a estarem apenas à distância de 6 pontos… - e mesmo com tanta juventude no seio do plantel, a verdade é que Carvalhal tem já uma equipa totalmente identificada com o processo e com níveis de maturidade que ainda não se tinham visto esta época.
É, pois, sob o mote de o próximo jogo ser o mais importante que o SC Braga vai entrar a fundo na reta final da temporada. Com a responsabilidade inerente à dimensão do clube, mas, em simultâneo, com os sonhos dos meninos bem presentes.
Pena nao falares do penalti nao assinalado..o livre indireto nao assinalado..a expulsão perdoada..assim é sempre tranquilo ganhar