Eusébio e Cristiano Ronaldo homenageados hoje na capa do L'Équipe
Astros portugueses foram destacados pelo jornal francês na celebração do 70.º aniversário da criação da Taça dos Clubes Campeões Europeus
O histórico jornal francês L'Équipe resolveu celebrar os 70 anos desde a criação da Taça dos Clubes Campeões Europeus com uma capa recheada de lendas. Desde Di Stéfano, a Cruyff e Beckenbauer, passando por Maldini e Lionel Messi, o diário gaulês fez questão de incluir duas figuras do futebol português que deixaram marca na prova milionária: Cristiano Ronaldo e Eusébio.
)
O atual capitão da Seleção Nacional conta com cinco UEFA Champions League (a sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus) no currículo, para além de ser o melhor marcador na história da competição, com 140 golos marcados. Já o Pantera Negra venceu a competição em 1962, ao serviço do Benfica, e foi o melhor marcador em três edições da prova - 1964/65, 1965/66 e 1967/68.
)
A origem da Champions
A principal competição europeia de clubes teve a sua origem pouco depois do primeiro congresso da UEFA, que ocorreu a 2 de março de 1955, em Viena. No entanto, a criação do torneio não partiu da própria UEFA.
Na época, os membros fundadores da entidade estavam mais focados na organização de uma competição europeia entre seleções, enquanto o jornal francês L’Équipe, liderado pelo editor Gabriel Hanot, idealizava um torneio de clubes a nível continental.
Hanot, juntamente com Jacques Ferran, concebeu um formato de cotmpetição a ser disputado nas noites de quarta-feira. Diferente da versão moderna, a competição inicialmente proposta pelo L’Équipe não exigia que os participantes fossem campeões dos seus países. Em vez disso, os clubes eram escolhidos com base na sua popularidade, através de convites.
)
Representantes de 16 clubes reuniram-se nos dias 2 e 3 de abril de 1955 e aprovaram unanimemente as regras estabelecidas pelo jornal francês. A UEFA, que tinha sido fundada em junho de 1954, decidiu intervir no processo e procurou a autorização da FIFA para legitimar o torneio.
Durante uma reunião realizada em Londres, a 8 de maio de 1955, o Comité Executivo da FIFA aprovou a realização da competição, desde que fosse organizada pela UEFA e que as federações nacionais dessem permissão para a participação dos seus clubes. Estas condições foram aceites pela UEFA numa reunião realizada a 21 de junho do mesmo ano.
)
O pontapé de saída da Taça dos Clubes Campeões Europeus aconteceu em Lisboa, quando, a 4 de setembro de 1955, o Sporting empatou 3-3 com o Partizan. Na segunda mão, disputada em Belgrado, a equipa jugoslava venceu por 5-2, garantindo a qualificação para a fase seguinte.
O resto é história...