Pablo exibe a mão direita com três dedos (tantos quantos os golos que marcou ao Boavista) em riste
Pablo, avançado do Gil Vicente,fez, aos 21 anos, primeiro 'hat trick' na carreira ao Boavista (Foto: A BOLA)

Pablo pôs galos a cantar três vezes e Gil Vicente já respira um pouco melhor

Avançado brasileiro de 21 anos apontou primeiro ‘hat trick’ da carreira diante do Boavista, obtendo assim o triunfo semanal

Desde 19 de janeiro, quando bateu o FC Porto (3-1), que o Gil Vicente não vencia para a Liga. Mas dois meses e meio depois e nove jornadas decorridas os galos voltaram a cantar graças ao hat trick (oitavo na prova) apontado no Bessa em tão-só 10 minutos (!) por Pablo, 21 anos, e O jogador mais valioso de A BOLA da jornada. Nascido em Braga onde jogava o pai Pena — ligado ao FC Porto, entre 2000 e 2005, pelo qual conquistou a BOLA de Prata em 2000/2001 mas cedido entre 2002 e 2005 a Estrasburgo, SC Braga e Marítimo —, fez a formação no Famalicão, alinhando pelo onze principal nas três últimas épocas (28 jogos e dois golos). Cedido ao Paços de Ferreira, da Liga 2, na segunda metade de 2023/2024 e agora aos gilistas, fez o 13.º jogo na prova (quarto como titular) e depois de se estrear a marcar, curiosamente no triunfo sobre os dragões, o seu primeiro hat trick deixa os galos a respirar um pouco melhor nas contas da manutenção.

Destaque também para dupla com idêntico registo: Gyokeres e Akturkoglu, presentes nos três golos das suas equipas ao marcarem por duas vezes e fazerem uma assistência; e Telmo Arcanjo, o melhor em campo em Moreira de Cónegos, onde bisou no empate vimaranense.

Referência ainda para Racic e Ricardo Horta, ambos com golo e assistência na vitória bracarense; os passes decisivos de Leonardo Lelo nos dois golos da vitória do Casa Pia; e Rodrigo Mora, autor do golaço do triunfo portista na Amoreira.

Regressado em pleno depois da gestão imposta por problemas físicos, Gyokeres vê dilatar-se a vantagem no topo da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga, prosseguindo imparável a caminho do segundo triunfo consecutivo neste prémio. E os números recentes, tal como o algodão, não enganam: nos últimos quatro encontros do Sporting, todos concluídos com chapa 3 para os leões, dos 12 golos da equipa o sueco fez sete, somando ainda três assistências e sofreu falta para um dos penáltis que transformou!

Graças aos dois jogos realizados pelo Benfica numa semana (cumpriu-se por fim a deslocação das águias a Barcelos relativa à 24.ª jornada), regista-se a progressão de vários jogadores encarnados, com destaque para Akturkoglu, que saltou para o 4.º lugar, perseguindo Trincão e Kokçu, ainda no pódio mas sem pontuarem nesta ronda.

Destaque para a estreia no top-10 de Pavlidis (7.º) e Ricardo Horta (9.º) — a ocupar finalmente posições que conhece de épocas anteriores — numa jornada na qual se registaram as subidas de Francisco Moura (15.º), Gabriel Batista (16.º) e Leonardo Lelo (17.º). Referência para a entrada nos 30 da frente de Aursnes, Trubin e MT.

Sugestão de vídeo