Benfica Vlachodimos pode sair: Águia vai ao mercado por um guarda-redes
O Benfica renovou contrato com Vlachodimos no início de março, até 2027 e com melhoria substancial de salário para o jogador, e a confiança nas qualidades do internacional grego para defender a baliza dos encarnados é total, mas está em marcha um plano para garantir opções mais consistentes para a posição.
Apurou o nosso jornal, há muito que o Benfica está no mercado para contratar um guarda-redes e nesta altura já tem fechada uma lista relativamente reduzida, com dois ou três nomes de guardiões pelos quais poderá avançar. Jogadores ainda jovens, mas já com experiência suficiente para poderem concorrer com argumentos pela titularidade com Vlachodimos, que esta temporada correu sozinho pelo lugar: esteve em 50 dos 51 jogos da equipa.
O guarda-redes brasileiro Helton Leite saiu do clube em janeiro passado, para a Turquia (está no Antalyaspor) e em definitivo, com somente um jogo realizado de águia ao peito em 2022/2023.
De qualquer forma, apesar da SAD das águias se posicionar no mercado, ainda não foram tomadas decisões concretas sobre a posição de guarda-redes para o plantel da próxima época. Por um lado, ainda não é totalmente certo que Vlachodimos continue, pois, apesar de publicamente o jogador já ter esclarecido que se sente bem no clube, a verdade é que ele tem sido alvo de contactos exploratórios e ainda na janela de transferências de janeiro passado a mudança foi possível. Por outro lado, a aposta no setor dependerá também muito da verba que restar depois do investimento a fazer em posições que são mais urgentes de reforçar.
Finalmente, a estrutura que lidera o futebol dos encarnados continua a ver muito potencial nos guarda-redes da formação, especialmente em Samuel Soares e André Gomes, que alternadamente têm integrado as convocatórias de Roger Schmidt e, embora sem minutos de competição pela equipa principal, estão a ser integrados para que brevemente possam aparecer. Roger Schmidt, inclusivamente, já elogiou publicamente a qualidade dos jovens guarda-redes do Benfica. Mas são, pois, dois jovens e que naturalmente precisarão do contexto certo, são promessas. E as exigências competitivas do Benfica fazem parecer curto que apenas Vlachodimos se apresente, neste momento, como uma certeza.
Três promessas para a baliza:
André Gomes: Tem apenas 18 anos, mas também já defende as redes dos B das águias e surge, no site oficial, como um dos guarda-redes do plantel principal. A esperança do Benfica em André Gomes é muito grande, ele que também venceu a Youth League e ainda a Taça Intercontinental sub-20.
Samuel Soares: Tem 20 anos e fisicamente é muito forte: 1,90 m e 94 kg. Continua a jogar pela equipa B, mas já faz parte do plantel principal, tem lugar no balneário. Vencedor da UEFA Youth League, em 2021/2022, tem contrato até 2027 e será aposta a breve trecho.
Leo Kokubo: Com 22 anos,o jovem guarda-redes japonês parece partirn a direção do plantel principal ligeiramente atrás dos outros dois companheiros, apesar de também ele já ter sido chamado várias vezes por Schmidt para integrar as convocatórias. Finaliza contrato em 2025.